CASOS DE DENGUE CAEM 80% NO 1º QUADRIMESTRE EM SÃO BERNARDO

Entre janeiro e abril de 2025, São Bernardo registrou 1.311 casos de dengue, contra 6.482 no mesmo período de 2024 – uma redução de 80%, segundo dados da Vigilância em Saúde.
O resultado é atribuído às ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, Zika e febre amarela urbana. As equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) seguem atuando com visitas diárias a imóveis residenciais e comerciais, além de pontos estratégicos como pátios de veículos, borracharias, obras e escolas. Mais de 280 mil imóveis já foram vistoriados este ano.
Além do trabalho em campo, a cidade tem utilizado nebulizadores em veículos e drones, que ajudam a identificar e tratar focos do mosquito em locais de difícil acesso.
A vacinação contra a dengue segue disponível nas 35 Unidades Básicas de Saúde para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Até o momento, foram aplicadas 17.631 primeiras doses e 7.080 segundas doses. Com público-alvo estimado em 49.236 pessoas, a cobertura atual é de 14%.
Desde o início do ano, foram realizados quatro mutirões aos sábados para ampliar a imunização. Agentes comunitários de saúde também têm reforçado o trabalho de orientação sobre a importância da vacina.
A cidade mantém ainda ações educativas com distribuição de panfletos em eventos e treinamentos voltados a profissionais da rede de saúde sobre prevenção e manejo clínico da doença.
#dengue #sãobernardo #combateaodengue #tvsaobernardo