CELULARES PODEM SER PROIBIDOS EM ESCOLAS; MEC PREPARA PROJETO PARA OUTUBRO
O Ministério da Educação (MEC) está trabalhando na criação de uma medida que visa proibir o uso de celulares em salas de aula de todas as escolas do país. O anúncio foi feito pelo ministro Camilo Santana na quinta-feira, 19 de setembro, em entrevista ao Diário do Nordeste. De acordo com o ministro, a proposta está sendo discutida com o presidente Lula e será lançada em outubro, no mês em que se celebra o Dia do Professor, como parte de um pacote de ações do governo federal.
A proibição ainda está em fase de estudo pelos servidores do MEC e deve ser apresentada ao Congresso Nacional em forma de projeto de lei. Apesar de já existirem iniciativas em tramitação no Congresso, atualmente não há uma lei federal que impeça o uso de celulares nas escolas. No entanto, algumas redes de ensino estaduais e municipais já adotam políticas que restringem o uso desses dispositivos em salas de aula.
O ministro Camilo Santana fez o anúncio durante a cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a primeira etapa de implantação do campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará, realizada no Palácio da Abolição, em Fortaleza.