CICLONE EXTRATROPICAL CAUSA ESTRAGOS EM SANTA CANTARINA E RIO GRANDE DO SUL

CICLONE EXTRATROPICAL CAUSA ESTRAGOS EM SANTA CANTARINA E RIO GRANDE DO SUL

Um ciclone extratropical fez a sua presença sentir com inundações, tempestades, chuvas pesadas e desastres naturais em Santa Cantarina e no Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira (15).

Diversas cidades foram atingidas com mais de 200 milímetros de chuva, como é o caso de Maquiné (RS), que registrou 254,6 mm, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.

O fenômeno climático já resultou em uma fatalidade, dois desaparecidos, a interrupção das aulas nas redes de ensino estaduais e municipais de algumas regiões, e o resgate de centenas de pessoas.

A Defesa Civil continua a alertar para a possibilidade de chuvas intensas e volumosas, com risco de enchentes nesta sexta-feira (16). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta de perigo para o norte do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Cantarina.

Os esforços das autoridades estão concentrados em minimizar os danos e prestar auxílio à população atingida pelas chuvas.

Ciclones são fenômenos que ocorrem quando há uma pressão atmosférica mais baixa em relação às áreas vizinhas, com um centro de circulação fechado, onde os ventos sopram para dentro, em torno do centro. Geralmente, surgem nos oceanos, potencializados por áreas de baixa pressão. Eles se formam através do movimento do ar, com ar quente e úmido subindo para as camadas mais altas da atmosfera e o ar frio seco e denso descendo para a superfície.

Informações adicionais: CNN Brasil e imagem EBC

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

× Como posso te ajudar?
Pular para o conteúdo