Clássicos da filmografia do gênio do cinema mudo serão exibidos gratuitamente neste mês, às 19h30, no projeto Cinemão de Quinta

Um dos maiores nomes da história do cinema, Charles Chaplin é o homenageado do projeto Cinemão de Quinta no mês de julho. O projeto, realizado pela Secretaria de Cultura de Santo André, por meio da Escola Livre de Cinema e Vídeo, em parceria com os Pontos MIS (iniciativa para difusão cultural do Museu da Imagem e do Som), leva clássicos do cinema em apresentações gratuitas ao Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, no Centro, às quintas-feiras, às 19h30.

O clássico “Em Busca do Ouro”, de 1925, é a obra desta quinta-feira (3). No filme, Carlitos (Charles Chaplin) tenta uma espécie de garimpeiro no Alasca durante a corrida do ouro de 1898. Lá ele conhece McKay, com quem cria bastante confusão após uma tempestade de neve, e se apaixona por uma dançarina.

“O Vagabundo”, curta-metragem de 1916 em que ele incorpora pela primeira vez o personagem do pobre andarilho de chapéu-coco e bengala de bambu que encantou o mundo, será exibido no dia 10, na mesma noite que o icônico “O garoto”, de 1921. No filme, engraçado e emocionante, Carlito cuida de um menino abandonado pela mãe que não acreditava ter condições de criar a criança.

O icônico “Luzes da Cidade”, em que Carlitos se apaixona por uma florista cega, lançado em 1931, é a obra do Cinema de Quinta que será exibida no dia 17, também às 19h30. O filme foi produzido sem falas por Chaplin, que era um defensor do cinema mudo, mesmo depois da popularização do cinema falado, em 1930.

Nacional – O documentário brasileiro “Yõg Ãtak: Meu Pai, Kaiowá” é a obra que pode ser conferida no dia 31. A exibição desta obra, que chega aos cinemas em 10 de julho, é fruto da parceria entre a Secretaria de Cultura e o Circuito Embaúba, projeto criado pela empresa Embaúba Filmes, que tem o objetivo de levar filmes brasileiros para além do circuito comercial tradicional, exibindo-os em cineclubes, escolas, universidades e cidades com menor acesso a lançamentos.

“Yõg Ãtak: Meu Pai, Kaiowá” aborda a busca e o reencontro de Sueli Maxakali e sua irmã, Maísa Maxakali, com o pai, Luis Kaiowá, de quem foram separados durante a ditadura militar no Brasil. O filme não é apenas uma jornada pessoal, mas também uma profunda tradição nas lutas enfrentadas pelos povos indígenas Tikmũ’ũn e Kaiowá em defesa de seus territórios e modos de vida.

Serviço

Mostra Charles Chaplin no Cinema de Quinta

Filme: Em busca do Ouro

Data: 3/7 (quinta-feira)

Horário: 19h30

Filmes: O Vagabundo | Ó garoto

Data: 10/7 (quinta-feira)

Horário: 19h30

Filme: Luzes da cidade

Data: 17/7 (quinta-feira)

Horário: 19h30

Cinema de Quinta – Circuito Embaúba

Filme: Yõg ãtak: Meu Pai, Kaiowá’

Data: 31/7 (quinta-feira), às 19h30

Local: Cine Teatro de Variedades Carlos Gomes

Endereço: Rua Senador Fláquer, 110 – Centro – Santo André

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.