CINE THEATRO CARLOS GOMES TRAZ MOSTRA SOBRE CHARLES CHAPLIN

Clássicos da filmografia do gênio do cinema mudo serão exibidos gratuitamente neste mês, às 19h30, no projeto Cinemão de Quinta

Um dos maiores nomes da história do cinema, Charles Chaplin é o homenageado do projeto Cinemão de Quinta no mês de julho. O projeto, realizado pela Secretaria de Cultura de Santo André, por meio da Escola Livre de Cinema e Vídeo, em parceria com os Pontos MIS (iniciativa para difusão cultural do Museu da Imagem e do Som), leva clássicos do cinema em apresentações gratuitas ao Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, no Centro, às quintas-feiras, às 19h30.

O clássico “Em Busca do Ouro”, de 1925, é a obra desta quinta-feira (3). No filme, Carlitos (Charles Chaplin) tenta uma espécie de garimpeiro no Alasca durante a corrida do ouro de 1898. Lá ele conhece McKay, com quem cria bastante confusão após uma tempestade de neve, e se apaixona por uma dançarina.

“O Vagabundo”, curta-metragem de 1916 em que ele incorpora pela primeira vez o personagem do pobre andarilho de chapéu-coco e bengala de bambu que encantou o mundo, será exibido no dia 10, na mesma noite que o icônico “O garoto”, de 1921. No filme, engraçado e emocionante, Carlito cuida de um menino abandonado pela mãe que não acreditava ter condições de criar a criança.

O icônico “Luzes da Cidade”, em que Carlitos se apaixona por uma florista cega, lançado em 1931, é a obra do Cinema de Quinta que será exibida no dia 17, também às 19h30. O filme foi produzido sem falas por Chaplin, que era um defensor do cinema mudo, mesmo depois da popularização do cinema falado, em 1930.

Nacional – O documentário brasileiro “Yõg Ãtak: Meu Pai, Kaiowá” é a obra que pode ser conferida no dia 31. A exibição desta obra, que chega aos cinemas em 10 de julho, é fruto da parceria entre a Secretaria de Cultura e o Circuito Embaúba, projeto criado pela empresa Embaúba Filmes, que tem o objetivo de levar filmes brasileiros para além do circuito comercial tradicional, exibindo-os em cineclubes, escolas, universidades e cidades com menor acesso a lançamentos.

“Yõg Ãtak: Meu Pai, Kaiowá” aborda a busca e o reencontro de Sueli Maxakali e sua irmã, Maísa Maxakali, com o pai, Luis Kaiowá, de quem foram separados durante a ditadura militar no Brasil. O filme não é apenas uma jornada pessoal, mas também uma profunda tradição nas lutas enfrentadas pelos povos indígenas Tikmũ’ũn e Kaiowá em defesa de seus territórios e modos de vida.

Serviço

Mostra Charles Chaplin no Cinema de Quinta

Filme: Em busca do Ouro

Data: 3/7 (quinta-feira)

Horário: 19h30

Filmes: O Vagabundo | Ó garoto

Data: 10/7 (quinta-feira)

Horário: 19h30

Filme: Luzes da cidade

Data: 17/7 (quinta-feira)

Horário: 19h30

Cinema de Quinta – Circuito Embaúba

Filme: Yõg ãtak: Meu Pai, Kaiowá’

Data: 31/7 (quinta-feira), às 19h30

Local: Cine Teatro de Variedades Carlos Gomes

Endereço: Rua Senador Fláquer, 110 – Centro – Santo André

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.