COLETOR DE LIXO E ESTUDANTE DE MEDICINA: JOVEM DO INTERIOR DE SP VIRALIZA COM HISTÓRIA DE VIDA INSPIRADORA

O jovem de 24 anos Guilherme da Silva Mazini, morador de Presidente Prudente (SP), é um exemplo de superação e inspiração. Apesar da pouca idade, ele concilia os estudos de Medicina em tempo integral durante o dia com a profissão de coletor de lixo à noite. Guilherme começou a cursar Medicina no início de 2025, por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 e pelo FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).
A rotina de Guilherme é puxada: pela manhã, estuda das 7h30 às 17h10. No fim da tarde e à noite, das 17h até meia-noite, trabalha na limpeza urbana da cidade, em escala 6×1, de segunda a sábado. Para conciliar as atividades, conseguiu autorização da faculdade para sair 10 minutos mais cedo, mas ainda assim chega alguns minutos atrasado ao serviço.
O trabalho como coletor de lixo começou há três anos, quando o tio de Guilherme sugeriu a ideia. Ele prestou concurso para a vaga e ficou em 2º lugar. Na época, ainda cursava Enfermagem com bolsa integral pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). Antes disso, havia trabalhado em um mercado. Inspirado pela mãe, sempre contou com o apoio da família para seguir os seus sonhos. Sua irmã também cursa Medicina por meio do FIES, em Adamantina (SP).
Ao portal G1, Guilherme explicou que optou por continuar como coletor de lixo pela questão da disponibilidade de horários, em vez de já atuar como enfermeiro. Atualmente, cursa o segundo semestre de um dos cursos mais elitizados do país e pretende seguir na área de Psiquiatria.
Em suas redes sociais, Guilherme inspira outros jovens a perseguirem seus sonhos e compartilha parte da sua rotina entre os estudos e o trabalho. “Menino exemplar! Força, coragem, garra! Deus te abençoe! Serás um excelente médico”, comentou um internauta em uma de suas publicações.