COM AMPLIAÇÃO DA REDE DE SAÚDE, INAUGURAÇÃO DA 36ª UBS DE SÃO BERNARDO TEM DESTAQUE NA SUSTENTABILIDADE
Unidade Parque São Bernardo II, entregue pela gestão Marcelo Lima na noite desta sexta-feira (28/8), conta com 20 salas, sendo seis consultórios médicos, e é a primeira com sistema de reuso de água da chuva
Foi em clima de realização e emoção que a Prefeitura de São Bernardo, sob gestão de Marcelo Lima, inaugurou na noite desta sexta-feira (28/8) a 36ª UBS (Unidade Básica de Saúde) da cidade, garantindo a ampliação da rede de atenção básica. A unidade Parque São Bernardo II, instalada na Alameda Minas Gerais, 23, é a primeira do município a contar com sistema de reuso de água da chuva, tendo como foco unir sustentabilidade e economia.
A unidade vai realizar cerca de 8.800 atendimentos mensais e atender uma população de aproximadamente 12 mil pessoas, atendendo de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O novo equipamento de saúde reorganiza o fluxo de atendimento da Atenção Básica, absorvendo pacientes das UBS Parque São Bernardo e da UBS Farina, ambas localizadas na região.
Durante evento de entrega da nova unidade, o prefeito Marcelo Lima destacou que essa UBS é a mais moderna da rede municipal, após reestruturação do projeto, ao pontuar que ela foi mais uma das obras que a atual gestão assumiu inacabada. “Mais uma obra parada e inacabada que nós concluímos. Trabalhamos com muito amor para entregar essa unidade completa para a população, com qualidade. Porque queriam entregar até sem reboco. O povo de São Bernardo não merece qualquer coisa”, completou.
O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, frisou que a conclusão desta obra, com a excelência necessária, é a prova incontestável do respeito da gestão Marcelo Lima e da Secretaria de Saúde pelos moradores do Parque São Bernardo. “Encontramos um prédio inacabado e estamos entregando uma UBS completa”, afirmou.
CUIDADO – Dois moradores da região utilizaram o microfone como representantes da comunidade. A munícipe Germina Soares lembrou que muitas pessoas vão ficar mais perto da unidade. “Especialmente os idosos”, destacou. O vice-presidente da Sociedade de Amigos e Moradores do Parque São Bernardo, Zé Maria, lembrou que o local da UBS já foi a sede da associação do bairro. “E hoje, graças a Deus, temos esse equipamento. Vamos cuidar dele como a gente cuida da nossa casa”, finalizou.
ESTRUTURA – A UBS Parque São Bernardo II tem, ainda, dois andares e é totalmente acessível. São 20 salas, sendo três consultórios odontológicos e seis consultórios médicos. Além dos consultórios, conta com sala de acolhimento da comunidade, de coleta, de curativos, de emergência, de vacinação e de procedimentos. As dependências administrativas incluem sala de reunião, dos agentes comunitários de saúde e de esterilização.
Foto: Brenner Oliveira/PMSBC


