COM DIREITO À EXIBIÇÃO NA CINEMATECA DE SÃO PAULO, CAV DE SÃO BERNARDO É DESTAQUE EM FESTIVAL DE CURTAS
Alunos e professores da instituição mantida pela Prefeitura participaram nesta semana do Kinoforum, que reúne escolas de formação de todo o Estado
A produção cultural de São Bernardo ganhou nesta semana destaque na telona da Cinemateca Brasileira, na Capital. O CAV (Centro de Audiovisual) da Prefeitura foi uma das instituições participantes do Kinoforum, com atividades desenvolvidas entre os dias 22 e 26 de agosto. Alunos e professores produziram para o curta-metragem ‘Aparências’, exibido na programação do festival. A peça, que tem três minutos de duração, foi roteirizada, gravada e editada em período de 72 horas, uma das propostas do Kinoforum.
Além do CAV, outras 18 escolas de audiovisual participaram da chamada Noite Kino, mostra dos curtas-metragens produzidos para o festival. Para o grupo de alunos de São Bernardo, o tema sorteado foi ‘fatos e versões’. O sorteio ocorreu na última sexta-feira (21/8). “Com o tema em mãos, fizemos um ‘brainstorming’ (discussão de ideias) para definir sobre o que iríamos falar. Para sair do óbvio, trabalhamos roteiro com dois personagens para mostrar o quanto pessoas criam várias versões de si para se relacionar com o outro. Especialmente em primeiros encontros”, explicou Luciana Stipp, professora de produção do Centro de Audiovisual de São Bernardo.
Com o roteiro em mãos, no último sábado (22/8), alunos dos cursos gratuitos de animação e de cinema/TV foram a campo para realizar as gravações, em um bar da cidade. O domingo foi dedicado à edição do conteúdo. “Foi um trabalho colaborativo. Para alunos e professores, a participação é uma oportunidade de colocar em prática o que estão aprendendo, com um ‘mix’ entre todas as turmas. Ver o resultado foi o mais gratificante. Podemos fazer cinema de qualidade em pouco tempo. Com um diferencial neste festival, que foi inserir, além de legendas, intérprete de libras”, destacou Stipp.
EXPERIÊNCIA – Participaram da produção do curta-metragem ‘Aparências’ alunos dos primeiros, segundos e terceiros semestres dos cursos do CAV. Esta foi a 37ª edição do Kinoforum, evento que promove série de palestras, rodas de negócios e exibições de produções audiovisuais. Entre outros aspectos, o festival amplia a oportunidade de troca de experiências e atualização dos participantes sobre o mercado de audiovisual, novas práticas e produções.
“Um orgulho ver os alunos e professores do CAV participando deste importante festival que estimula a aplicação dos conhecimentos e a interação entre os integrantes do grupo. Nosso Centro Audiovisual é referência para a formação de jovens talentos. Temos cursos de altíssima qualidade que são a porta de entrada para os estudos e para o trabalho de profissionais que, por meio da produção cultural, conquistam oportunidades e crescimento. Sem contar que carregamos, com este trabalho, a identidade de São Bernardo através dessas produções”, avaliou a secretária de Cultura de São Bernardo, Samara Dinis.
SÉTIMA ARTE – Com direito à exibição na Cinemateca de São Paulo, CAV de São Bernardo é destaque em festival de curtas
Alunos e professores da instituição mantida pela Prefeitura participaram nesta semana do Kinoforum, que reúne escolas de formação de todo o Estado


