COM MAIS DE 13 MIL VACINAS DA GRIPE APLICADAS, SÃO BERNARDO REFORÇA MUTIRÃO NESTE SÁBADO

COM MAIS DE 13 MIL VACINAS DA GRIPE APLICADAS, SÃO BERNARDO REFORÇA MUTIRÃO NESTE SÁBADO

UPAs de três bairros vão aplicar doses contra Influenza, dengue e febre amarela; Zoonoses também realiza ações de combate ao Aedes aegypti

São Bernardo do Campo reforça neste sábado (12/4) a campanha de vacinação contra a gripe com um novo mutirão. Três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade — Rudge Ramos, Pauliceia/Taboão e Silvina/Selecta — estarão imunizando contra Influenza, além de aplicar vacinas contra a dengue e febre amarela.

Desde o lançamento da campanha, no dia 2 de abril, mais de 13 mil pessoas já foram imunizadas contra a gripe. A ação municipal começou antes da mobilização nacional e conta com postos itinerantes, que se deslocam até os locais com maior concentração de públicos prioritários.

Devem tomar a vacina contra a gripe: idosos, gestantes, puérperas (até 40 dias após o parto), crianças de 6 meses a 5 anos, pessoas com comorbidades ou deficiência, indígenas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, educação, transporte coletivo, portuários, Correios, profissionais de segurança, forças armadas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas.

Já a vacina contra a dengue é destinada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses. A imunização contra a febre amarela é indicada a todas as pessoas acima de 9 meses que ainda não tenham sido vacinadas. De segunda a sexta-feira, todas essas vacinas estão disponíveis nas 35 UBSs da cidade.

O secretário de Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn, destacou a atuação ativa da equipe de Vigilância em Saúde para levar os imunizantes à população. “Estivemos no Restaurante Bom Prato, no Centro, vacinamos pessoas em situação de rua, guardas civis e trabalhadores do transporte coletivo. Estamos atuando com firmeza para ampliar a cobertura vacinal”, afirmou.

Todos contra a dengue

Além da vacinação, a cidade realiza neste sábado mutirões de combate à dengue. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) atuará nos bairros Baeta Neves, Taboão e Selecta, com vistorias em imóveis, eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, aplicação de larvicidas e orientação à população.

Caravana da Saúde segue em ação

Em paralelo, a Caravana da Saúde segue com atendimentos neste fim de semana, com a previsão de 8.035 procedimentos entre tratamentos de canal, consultas com especialistas, exames e cirurgias. Desde janeiro, 80% dos 94 mil atendimentos que aguardavam na fila já foram realizados.

#vacinacao #caravanadasaude #saobernardo

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.