COMO VAI FUNCIONAR A GRATUIDADE NO TRANSPORTE PÚBLICO PARA IDOSOS ENTRE 60 E 65 ANOS?
A partir de 1º de fevereiro, os idosos com idade entre 60 e 65 anos poderão usar o bilhete eletrônico gratuito em metrôs, trens, VLTs e ônibus intermunicipais na Região Metropolitana de São Paulo. O benefício será concedido por meio do Cartão TOP ou Bilhete Único e pode ser solicitado via aplicativo ou presencialmente.
Para utilizar a gratuidade, é necessário ter o cartão TOP e encostá-lo em um validador. Quem ainda não possui o cartão precisa solicitá-lo via aplicativo ou presencialmente, levar um documento com foto e comprovante de residência e CPF/RG.
Passageiros de outras regiões do estado devem consultar as concessionárias locais sobre o uso da gratuidade. A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) administra diariamente o transporte de cerca de 10 milhões de passageiros.
*Solicitação via aplicativo: No app do TOP (disponível para Android e iOS), é necessário seguir o passo a passo, inserir os dados e agendar a retirada do cartão em um dos estabelecimentos parceiros. É preciso levar um documento com foto para a retirada do cartão na data marcada.
*Solicitação presencial: Já para quem preferir agendar o pedido nos locais credenciados (por meio deste link https://vico158.gendo.app/v2/%23/reserve?utm_medium=banner+agendamento&utm_campaign=TOP#/), é necessário levar comprovante de residência e CPF ou RG físico no dia e horário marcados. A emissão do cartão é feita na hora, salvo em algumas lojas que só emitem cartão híbrido — neste caso, o cliente que não quiser o cartão com outras funcionalidades recebe o cartão TOP em casa gratuitamente em até seis dias.
Foto Agência Brasil