O Complexo Hospitalar de São Caetano do Sul (CHSCS), gerido pela Fundação do ABC em parceria com a Prefeitura, celebra a manutenção do selo de qualidade ONA Nível 2 – Pleno, concedido pela Organização Nacional de Acreditação. O processo de avaliação, realizado com o objetivo de garantir a continuidade da certificação, reforça o compromisso dos hospitais municipais de São Caetano com a excelência no atendimento à saúde.

A visita de avaliação, ocorrida em 28 e 29 de agosto, verificou a evolução de melhorias contínuas implementadas desde a conquista da acreditação, em novembro de 2024. A próxima avaliação para a manutenção do selo está agendada para abril de 2026.

Os processos reavaliados e que foram destacados pela ONA como pontos fortes do CHSCS foram: alinhamento estratégico semanal entre diretorias e gerências; estruturação e atuação do Núcleo Interno de Regulação (NIR); refinamento das análises dos eventos adversos com evidências das ações de melhoria e transformação de processos e práticas assistenciais; fortalecimento da cultura de segurança e aumento do engajamento dos colaboradores; boletim informativo de protocolos e auditorias emitidos pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH); estratégias implantadas para garantir alta segura aos pacientes; e aperfeiçoamento do manual do colaborador de enfermagem.

O CHSCS precisou comprovar que sustentou a qualidade e atendeu a todos os padrões técnicos definidos pela ONA. A metodologia certifica em diferentes níveis, o que permite auxiliar as organizações de saúde no desenvolvimento da segurança dos processos, gestão integrada e maturidade institucional.

“A manutenção deste selo de qualidade é resultado da nossa busca permanente pelo aprimoramento dos processos visando a segurança do paciente e uma gestão integrada, com melhorias entre as áreas e o envolvimento de todo o corpo de profissionais. Um reconhecimento de que o Complexo Hospitalar atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Adriana Berringer.

A enfermeira Tatiane Oliveira Lorente, do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do Complexo, celebra os resultados e projeta ainda mais avanços. “Manter a acreditação ONA Nível 2 é o reflexo do trabalho em equipe, do comprometimento dos nossos profissionais e da contínua busca pela excelência em saúde. A cada avaliação identificamos novas oportunidades de aprimorar nossos processos, o que nos impulsiona a seguir em busca de progressos na gestão assistencial e administrativa dos nossos hospitais. Estamos orgulhosos em sustentar esse selo de qualidade”, finaliza.

CERTIFICAÇÃO E QUALIDADE

A certificação de qualidade ONA do CHSCS, emitida em 2024, é válida até 2026, mas seguirá submetida a periódicos processos de reavaliação, sendo expedida com o cumprimento de exigências e de análise independente que inclui o acompanhamento das atividades operacionais no hospital, onde processos e conhecimentos técnicos são avaliados “in loco”. A Organização Nacional de Acreditação é uma organização não governamental sem fins lucrativos, de direito coletivo, com abrangência nacional, que tem por objetivo geral promover a implantação de um processo permanente de avaliação e de certificação da qualidade dos serviços de saúde.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.