CONFIRA 5 CURIOSIDADES SOBRE O DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS

De acordo com pesquisa do Pew Research Center, 91% dos norte-americanos comemoram o Dia de Ação de Graças, uma das principais celebrações de relevância cultural e social nos Estados Unidos. Embora o feriado esteja associado a reuniões familiares, partilha e o sentimento de gratidão, Yasmin Cavallieri Cardoso, assessora pedagógica do programa de educação bilíngue da SOMOS Educação, Eduall, explica que o Thanksgiving Day tem sua origem no século XVII, quando os peregrinos celebraram uma colheita bem-sucedida, em 1621, com a ajuda dos nativos americanos da tribo Wampanoag.
A seguir, a especialista compartilha cinco curiosidades sobre o feriado – celebrado na última quinta-feira de novembro -, que podem ser trabalhadas com os estudantes, em sala de aula:
1.O primeiro Dia de Ação de Graças foi um evento isolado
O encontro de 1621 não era uma celebração anual; somente muito depois na data foi oficializada. Em 1863, durante a Guerra Civil americana, o presidente Abraham Lincoln declarou o “Thanksgiving Day” como um feriado nacional anual, a ser celebrado na última quinta-feira de novembro. Em 1941, o Congresso dos Estados Unidos estabeleceu oficialmente a data como a última quinta-feira de novembro. Yasmin explica que “essa evolução histórica é excelente para trabalhar linha do tempo e compreensão histórica em inglês”, sugerindo atividades de leitura cronológica e comparação entre fontes.
2.Os Wampanoag ensinaram técnicas essenciais aos peregrinos
Milho, pesca e caça foram conhecimentos vitais transmitidos pelos nativos, uma ótima porta para debates sobre cooperação intercultural. Para Yasmin, essa cooperação entre culturas diferentes permite discutir gratidão, comunidade e interculturalidade em sala de aula; dramatizações e projetos de pesquisa localizam esse aprendizado.
3.O cardápio original era bem diferente do de hoje
Frutos do mar, carne de veado, milho e abóbora integravam o banquete, não os clássicos acompanhamentos modernos. Yasmin sugere usar receitas típicas e promover atividades culinárias. “Degustações podem aproximar os alunos da cultura de forma lúdica e envolvente”, descreve.
4.O Dia de Ação de Graças também tem variações fora dos EUA
No Canadá, por exemplo, a celebração do Dia de Ação de Graças ocorre na segunda-feira da segunda semana de outubro. Esse, segundo a especialista, é um bom gancho para comparar tradições e vocabulários entre países. A assessora pedagógica do programa de educação bilíngue explica que “comparar versões do feriado em diferentes países amplia a compreensão intercultural e repertório linguístico”.
5.Black Friday e Macy’s: cultura pop e economia pós Dia de Ação de Graças
A parada da Macy’s (inciada em 1924) e a Black Friday (termo popularizado na década de 1960) mostram como o feriado se entrelaça com cultura pop e o consumo. Yasmin aponta que “expressões como ‘Black Friday’e ‘Turkey Day’ (apelido popular para Thanksgiving) contextualizam o aprendizado e conectam os alunos ao uso real da língua)”.
Sobre Eduall:
Solução bilíngue para escolas, a Eduall oferece flexibilidade e consistência na transição da escola para o ensino bilíngue. Numa parceria SOMOS Educação e Macmillan Education, atende a mais de setenta mil alunos em todos os estados brasileiros, unindo metodologias ativas, gamificação e alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os programas contemplam todos os segmentos da Educação Básica – incluindo Ensino Médio -, contam com uma trilha de aprendizagem personalizada de acordo com as necessidades da escola e de seus estudantes. Além de materiais didáticos, oferece assistência pedagógica com mais de 35 anos de experiência, voltada a educadores de todo o país.

