CONFRATERNIZAÇÃO DAS FAMÍLIAS MARCA O INÍCIO DA 32ª FESTA ITALIANA DE SÃO CAETANO

Milhares de famiglias de São Caetano do Sul e da região compareceram ao primeiro fim de semana (2 e 3/8) da 32ª Festa Italiana, no Bairro Fundação, uma das maiores festas de rua com esta temática do Brasil. Pra mamma, pro figlio, pra nonna e pra todos que curtem boa comida e boa música, em um ambiente seguro e de confraternização.


Neste ano são 31 entidades beneficentes participantes, cada uma representando uma região da Itália com pratos típicos, que totalizam 140 salgados e 73 doces. São cerca de 1.200 trabalhadores (500 voluntários das instituições e 700 funcionários e colaboradores). Na grade artística, são mais de 30 atrações. Números que dão a dimensão da grandiosidade do evento.


“O que cada pessoa consome aqui alimenta o corpo e a alma. As entidades trabalham com os mais variados públicos e precisam de recursos, como os da Festa Italiana, para que possam fazer o bem durante o ano todo. E fazem isso comercializando muita coisa gostosa”, ressaltou o prefeito Tite Campanella durante a cerimônia de abertura, no sábado, convidando toda a população a comparecer.


Coral formado por alunos da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Senador Fláquer e a Bamascs (Banda Marcial Municipal de São Caetano do Sul) abrilhantaram a abertura. Depois, foi a vez da Finestra del Cuore e de Fred Rovella e Convidados apresentarem clássicos da música italiana.


E neste ano tem novidades gastronômicas: a pasta vegetariana, que integra o cardápio com os sempre protagonistas raviolli, spaghetti, penne, gnocchi e lasagna, entre outros; e o morango do amor, que já é um dos preferidos nas barracas de doces.


A recepcionista de clínica médica, Camila Michellin, de 32 anos, foi de fogazza, assim como o filho Matheus, 9, e a mãe, Lucila, 61. “Já viemos algumas vezes, mas hoje (sábado) percebi que a festa está muito organizada e segura. É um clima muito gostoso pra gente trazer a família”, afirmou a moradora do Bairro Nova Gerty.


Há monitoramento por câmeras de segurança e drones em toda a extensão da festa. Além disso, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e o Conselho Tutelar trabalham em parceria para garantir a proteção do público – são 60 guardas e policiais por noite, e 10 agentes de trânsito para orientar os motoristas.


“É uma enorme alegria contribuir para proporcionar esse encontro de sabores e de boa música. Que cada prato traga memória de família, que cada música faça a gente se sentir na Itália e que os sorrisos sejam os ingredientes principais”, destacou a presidente da Fundação Pró-Memória, Maria Catalão.


A Festa Italiana integra o calendário de festejos pelos 148 anos de São Caetano. Seguirá pelos próximos três fins de semana (sábados e domingos), sempre a partir das 18h, nas ruas Mariano Pamplona e 28 de Julho, no Bairro Fundação.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.