CONSÓRCIO ABC AVANÇA EM MAPEAMENTO REGIONAL DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA

Oficina reuniu representantes municipais para compartilhar iniciativas e atualizar diagnóstico que dará base a projeto desenvolvido em parceria com a USP Leste 

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC reuniu, na quinta-feira (24/9), representantes municipais para avançar na construção de um diagnóstico regional sobre as políticas públicas de promoção da atividade física. A oficina integra um projeto desenvolvido em parceria com a USP Leste e reuniu experiências das áreas de Saúde e Esporte das cidades.

A proposta é mapear as iniciativas existentes nos sete municípios, identificar como essas ações são estruturadas e criar indicadores capazes de medir os resultados das políticas de promoção da atividade física na região. O levantamento também busca fortalecer a integração entre as diferentes secretarias envolvidas e ampliar a articulação regional em torno do tema.

Durante a oficina, representantes dos munícipios da região apresentaram programas, projetos, equipamentos e resultados das ações desenvolvidas pelas áreas de Saúde e Esporte. O encontro permitiu compartilhar experiências e identificar diferentes formas de atuação dos municípios na promoção da atividade física.

O trabalho considera quatro eixos relacionados ao tema: práticas corporais, esporte, lazer e mobilidade ativa. A partir deles, o projeto pretende organizar informações que hoje estão distribuídas entre diferentes áreas das administrações municipais, permitindo uma visão regional das políticas públicas desenvolvidas no Grande ABC.

A iniciativa também busca aprimorar a coordenação, a institucionalização e a intersetorialidade das políticas públicas, além de contribuir para a redução do comportamento sedentário. Na oficina, os municípios atualizaram informações sobre os programas e projetos em andamento e apresentaram os equipamentos utilizados e o público alcançado pelas ações.

Promoção da atividade física

O projeto foi submetido à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), dentro de uma linha de fomento que aproxima o poder público e a universidade, e já passou pela primeira fase de classificação, com coordenação do professor Douglas Roque Andrade. A proposta foi construída a partir de termo de cooperação técnica entre o Consórcio ABC e a USP Leste.

A iniciativa considera uma população de aproximadamente 1,89 milhão de habitantes nas sete cidades do Grande ABC, reforçando a dimensão regional do diagnóstico.

Entre os principais objetivos está a elaboração de propostas para institucionalizar a promoção da atividade física nos equipamentos públicos de Saúde e Esporte, fortalecendo a presença dessa agenda nas políticas municipais.

A metodologia prevê etapas para avaliar a comunidade, identificar e dimensionar problemas, reunir evidências, desenvolver e priorizar ações, elaborar planos de ação e avaliar os programas. A intenção é que o diagnóstico não se limite ao levantamento das iniciativas existentes, mas contribua para qualificar o planejamento e a avaliação das políticas públicas regionais.

Entre os princípios considerados na construção da proposta estão equidade, participação social, autonomia, empoderamento, intersetorialidade, intrassetorialidade, sustentabilidade, integralidade e territorialidade, ampliando a perspectiva sobre os fatores que influenciam a promoção da atividade física nos municípios.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.