CONSÓRCIO ABC DÁ INÍCIO A NOVO PLANO REGIONAL DE DRENAGEM

Encontro marcou o pontapé inicial dos estudos que vão atualizar estratégias regionais de combate a alagamentos e enchentes
O Consórcio Intermunicipal Grande ABC realizou, nesta sexta-feira (30/1), a primeira reunião técnica que marca o início da elaboração do novo Plano Regional de Macro e Microdrenagem do Grande ABC. A iniciativa é uma ação estratégica da entidade para fortalecer o enfrentamento dos impactos das chuvas e das mudanças climáticas na região.
O encontro contou com a presença da equipe técnica do Consórcio, representantes das prefeituras e membros das empresas Maubertec e PD Engenharia, contratadas por meio de licitação para desenvolver o plano, dando o pontapé inicial no trabalho que vai orientar as próximas fases do estudo.
O novo plano, contratado após a conclusão do processo licitatório no fim de dezembro, representa um investimento de R$ 2,49 milhões, com recursos provenientes do Fundo de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo (Fehidro). O contrato prevê a execução técnica dos serviços ao longo dos próximos 24 meses.
O principal objetivo da iniciativa é atualizar diagnósticos, estudos técnicos e diretrizes voltadas à mitigação de alagamentos, enchentes e outros efeitos causados por eventos climáticos extremos. A revisão do plano original, de 2016, deve atualizar os estudos hidráulicos e hidrológicos, atualizar as manchas de inundação, além de atualizar as bases de informação após esta década, além de identificar e priorizar intervenções estruturais e preventivas que aumentem a resiliência urbana em toda a região do Grande ABC.
A pauta do primeiro encontro incluiu a apresentação das metodologias de estudo, o cronograma de atividades e o detalhamento das etapas do projeto, alinhando expectativas técnicas e operacionais para o desenvolvimento do plano.
Sandra Malvese, especialista de Projetos em Políticas Públicas do Consórcio ABC, destacou a importância do novo plano para que a entidade regional e as prefeituras possam pleitear recursos para projetos executivos e obras de drenagem. “O planejamento regional no médio e longo prazo é a natureza do Consórcio”, afirmou.
Para o diretor de Diretor de Planejamento e Infraestrutura da entidade, Luiz Zacarias, Investir em planejamento é fundamental para proteger a população diante dos eventos climáticos cada vez mais intensos. “A força do Consórcio está na união dos municípios. Por isso, um plano como esse só ganha efetividade quando é construído de forma conjunta e com visão regional”, defendeu.
O secretário-executivo do Consórcio ABC, Aroaldo Silva, ressaltou que a iniciativa representa um avanço essencial na gestão regional de drenagem. “Com este primeiro encontro, o Consórcio ABC dá um passo concreto rumo à implementação de soluções integradas que respondam aos desafios climáticos históricos da região”, destacou.
