O Consórcio Intermunicipal Grande ABC recebeu nesta terça-feira (2/12) representantes dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg) da região. O encontro reforçou o compromisso da entidade regional em ampliar o diálogo com a sociedade civil e promover ações conjuntas para fortalecer a segurança pública no território.

Os Consegs são entidades de apoio à polícia compostas por um grupo de voluntários da comunidade que se reúnem para discutir, analisar e planejar soluções para melhoria da segurança pública.

Durante a reunião, o secretário-executivo do Consórcio ABC, Aroaldo Silva, e o diretor de Programas e Projetos da entidade, Luiz Zacarias, apresentaram os avanços e próximos passos do Programa ABC + Seguro, iniciativa criada pelo órgão para ampliar a integração entre as forças de segurança, apoiar o planejamento das ações e qualificar a prevenção à violência no Grande ABC.

O programa contempla a realização de operações conjuntas nas divisas, combate a crimes, reforço no patrulhamento preventivo e estímulo à adoção de boas práticas tecnológicas para monitoramento da região.

Outro ponto debatido foi o projeto de compras consorciadas na área de segurança. Com essa iniciativa, o Consórcio ABC busca garantir maior eficiência e economia aos municípios, permitindo aquisições estratégicas de equipamentos, viaturas e tecnologias de monitoramento com valores mais competitivos.

A atual gestão do Consórcio ABC estabeleceu a segurança pública como uma de suas prioridades em 2025, em articulação com as instituições do sistema de justiça e proteção social.

Ao abrir mais um espaço de diálogo com os Consegs, o Consórcio ABC reforça o papel de coordenação regional e o compromisso com políticas que respondam às necessidades da população do Grande ABC, promovendo cidades mais seguras e protegidas, afirmou o secretário-executivo da entidade.

“O diálogo com os Consegs reforça nossa atuação conjunta com a sociedade civil e amplia a capacidade de resposta aos desafios da segurança. Estamos avançando em iniciativas estruturantes, como as operações integradas e as compras consorciadas, para que a população do Grande ABC tenha cidades mais seguras e protegidas”, afirmou Aroaldo Silva.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.