CUIDADOS COM A SAÚDE E SEXUALIDADE SÃO TEMAS DE PALESTRAS NO DIA DO IDOSO EM SÃO BERNARDO

Para celebrar a data, Prefeitura promove orientações, atrações culturais e de lazer voltadas ao bem-estar de moradores com idade a partir dos 60 anos
O Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa, nesta quarta-feira, 1º de outubro, foi celebrado em São Bernardo com conscientização e orientações gratuitas para os moradores com idade acima dos 60 anos. Como parte das ações em comemoração à data, a Prefeitura promoveu palestras sobre saúde e sexualidade, no CRI (Centro de Referência do Idoso). A programação contou, ainda, com apresentações culturais e atividades recreativas.
A geriatra Keli Cristina Andrade, que atua no Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, levou aos participantes dicas sobre cuidados para prevenir doenças e garantir qualidade de vida. “O idoso tem que estar inserido na sociedade e, em especial, na unidade de saúde próxima de sua casa. São oferecidos a esses pacientes vários tipos de atividades para que possam viver bem e saudável, o que pode evitar que precisem recorrer a serviços hospitalares e tenham outras doenças”, destacou a médica.
A rede municipal oferece aos moradores com idade a partir dos 60 anos acompanhamento integral. Quando necessário, os pacientes contam com atendimento de equipe multidisciplinar, com médico, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, entre outros. Mitos, preconceitos e orientações sobre sexualidade e prevenção, prevenção a acidentes e primeiros-socorros também foram assuntos abordados em palestras nesta quarta-feira.
“É importante que o idoso conheça o que ele tem dentro da rede. Além de conhecerem os serviços, saberem a importância de sociabilizar e viver com qualidade”, explicou a geriatra.
Entre os participantes assíduos das atividades oferecidas pelo CRI está Isaura Morette de Oliveira, de 71 anos. A moradora do Jardim do Mar, que fica próximo ao Centro de Referência ao Idoso, aprovou a programação realizada pela Prefeitura. “Estou achando muito interessante e chamei muitas pessoas para virem também. Envelhecer não é fácil. A gente precisa se preparar, ter atividades. Isso tem muito valor no desenvolvimento do idoso”, avaliou.
VALORIZAÇÃO – Além de atividades relacionadas à saúde e segurança, a programação do Dia do Idoso contou com apresentações culturais. Integrantes do Centro Dia do Idoso, serviço mantido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, apresentaram peça teatral ‘Quando a Velhice Chegar’. Integrantes do grupo Campeões da Vida, ligado à Secretaria de Esportes e Lazer de São Bernardo, realizaram um Sarau. Durante toda a quarta-feira, o público curtiu atividades cognitivas, com jogos direcionados a pessoas com idade a partir dos 60 anos.
SEMANA DO IDOSO – O CRI sediará, nesta quinta-feira (2/10), às 13h30, palestra sobre prevenção de quedas e apresentação cigana. Na sexta-feira (3/10), às 14h, a Prefeitura realizará grande baile dos anos 50 e 60, com direito a apresentação de cover de Elvis Presley. Para encerrar a Semana da Pessoa Idosa, no sábado (4/10), das 8h às 12h, o Crec Baetinha será palco de atividades esportivas e cognitivas gratuitas.
A programação da Semana Nacional e Internacional da Pessoa Idosa de São Bernardo será realizada por meio das secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania, de Esportes e Lazer, de Cultura e de Saúde, com apoio do Conselho Municipal da Pessoa Idosa.
“São Bernardo tem trabalho dedicado aos direitos da população idosa. As secretarias municipais atuam em rede nas ações que promovem a qualidade de vida dos moradores. Essa será uma semana especial para nossa cidade, com uma agenda que estimulará, inclusive, a integração e a convivência, fortalecendo os laços em comunidade”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Henrique Kabeça.