CURIOSIDADES SOBRE A AVENIDA ROTARY
Quem passa hoje pela Avenida Rotary mal imagina as mudanças e curiosidades que ela presenciou ao longo da história.
Uma delas é que, por baixo dela, corre um córrego canalizado. Este córrego já teve vários nomes, como São Bernardo Novo, São Bernardo Mirim, Brastemp e, por último, Córrego da Avenida Rotary.
Para se chegar à região da Vila do Tanque, Montanhão e Pico do Bonilha, um dos caminhos era pela Rua Tiradentes, que não era asfaltada na época. A Avenida Rotary surgiu de constantes solicitações para a abertura de uma nova avenida que atendesse os loteamentos já executados nas proximidades e a necessidade de uma via de ligação entre eles. Assim, a Companhia Distribuidora Geral Brasmotor doou a área para a abertura da avenida, que tem 18 metros de largura.
A via foi inaugurada em 1955, ano do Jubileu do Rotary Internacional, e recebeu esse nome em homenagem ao Rotary Club São Bernardo do Campo.
Hoje, é a principal ligação entre o Centro, Ferrazópolis e bairros próximos, como Santa Terezinha, Irajá, Conjunto Tiradentes, Vila São Pedro, Jardim Palermo, entre outros.
Foi alargada no começo dos anos 2000 com a saída da Brastemp e construção do Walmart. Depois, passou por outra obra que ampliou a largura da pista com a construção do São Bernardo Plaza Shopping. Em 2019, a via ganhou um viaduto ligando a Avenida Rotary à Avenida Luiz Pequini.
Fotos:
1ª foto – 1955: A placa inaugural ainda está coberta. Aparecem na foto Lauro Gomes, Nenê Rudge Ramos, Sigismundo Sérgio Ballotim e Antonio Calixto.
2ª foto – 1955: O padre Fiorente Elena abençoa a placa inaugural da Avenida Rotary, observado pelo prefeito Lauro Gomes, pela primeira-dama dona Nenê e pelo advogado Antonio Calixto.
3ª e 4ª fotos – 1955: Jovens desfilam, marchando e em automóveis; ao fundo, a Brasmotor, hoje Atacadão.
5ª foto – 2000: Avenida Rotary, sentido Ferrazópolis.
6ª foto – 2023: A avenida atualmente.
Fotos de Beltran Asêncio, exceto a 5ª foto, que é do Centro de Memória de S.B.C., e a 6ª foto, do site do IPEM.