DADOS DO MEC RATIFICAM PLANO DE RECUPERAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE SÃO BERNARDO

Raio-x feito no início do ano mostrou grave defasagem no processo de alfabetização dos estudantes; ações para melhorias já estão em curso
A Prefeitura de São Bernardo acertou ao priorizar, logo nos primeiros meses da nova gestão, o diagnóstico do aprendizado dos alunos da rede municipal. O resultado do ICA (Índice Criança Alfabetizada), divulgado nesta sexta-feira (12/7) pelo Ministério da Educação, confirmou o que a Secretaria de Educação já havia identificado por meio de uma ampla avaliação aplicada em mais de 40 mil alunos do Ensino Fundamental no início deste ano: a urgência em acelerar a recuperação da aprendizagem e reforçar o processo de alfabetização.
O ICA é um dos principais indicadores de alfabetização do país. Ele mede o desempenho de leitura e escrita de crianças de 7 anos, ao final do 2º ano do Ensino Fundamental, e estabelece metas graduais para os municípios até 2030. Em São Bernardo, os dados de 2024 apontam que apenas 54,16% das crianças atingiram os níveis esperados, um recuo em relação a 2023 (55,6%) e abaixo da meta prevista para o ano (59,62%).
Apesar dos desafios, a nova gestão já havia identificado essa defasagem e iniciou, ainda no primeiro semestre, um plano robusto para enfrentá-la. A avaliação inédita aplicada entre fevereiro e março em todas as escolas municipais revelou que mais de 50% dos alunos do 3º ano ainda não estavam plenamente alfabetizados — lacuna que se estende até os anos finais do Ensino Fundamental, incluindo estudantes que migraram para a rede estadual sem a devida base.
“Assumimos com a missão de recuperar a aprendizagem das nossas crianças e tomamos decisões importantes com base em dados e evidências. A avaliação do MEC só reforça o que já sabíamos e nos dá ainda mais certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou o secretário de Educação, professor Júlio César da Costa.
PRIORIDADE – O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, também destacou o compromisso da administração com o avanço da educação. “Investir em educação é uma prioridade da nossa gestão. Estamos fazendo isso com responsabilidade, inovação e foco na qualidade que São Bernardo merece. Isso passa pelo reconhecimento dos nossos servidores, mas também por grandes investimentos estruturais e pedagógicos que vão fazer a diferença”, reforçou o chefe do Executivo.
Entre as ações adotadas pela gestão estão a reorganização das prioridades pedagógicas nas escolas, o combate à infrequência dos alunos, o estímulo à presença dos professores em sala de aula, além de programas de valorização profissional. Também está em curso um movimento de engajamento das famílias e da sociedade para reforçar a corresponsabilidade no processo de ensino-aprendizagem.
“A alfabetização não pode ser tratada como um problema da escola. É um desafio coletivo. Com cada um fazendo sua parte, vamos garantir o direito de aprender às nossas crianças”, completou o secretário.