DE CASA PARA LOJA PRÓPRIA: PREFEITURA DE SÃO BERNARDO ESTIMULA EMPREGO E RENDA, TV São Bernardo - Notícias de São Bernardo do Campo - TVSBC
DE CASA PARA LOJA PRÓPRIA: PREFEITURA DE SÃO BERNARDO ESTIMULA EMPREGO E RENDA, TV São Bernardo - Notícias de São Bernardo do Campo - TVSBC clique aqui e ouça a matéria

Prefeito Orlando Morando visitou estabelecimento, recém-inaugurado, de empreendedora que concluiu cursos do Sebrae na Sala do Empreendedor

A Prefeitura de São Bernardo, governada por Orlando Morando, tem potencializado política de estímulo ao emprego e renda na cidade, fomentando as ações da Sala do Empreendedor, vinculada ao Sebrae, como ferramenta para enfrentar a crise no País. Mesmo em período de pandemia, o município manteve ritmo de criação de postos de trabalho e abertura de empresas. Somente em 2021, o balanço do recorte local é de 20.341 empresas abertas, sendo, destas, 15.464 relacionadas a MEIs (Microempreendedores Individuais).

Exemplo de sucesso da cooperação entre Prefeitura e Sebrae pode ser comprovado pelo caso da abertura da confeitaria Su&Gourmet, recém-inaugurada na Rua Rio Branco, região central da cidade, por Suelen Freitas, empreendedora de 39 anos e que lançou espaço próprio após concluir seis cursos de capacitação profissional. O estabelecimento comercial recebeu visita nesta quinta-feira (3/2) do prefeito Orlando Morando.

“É o sabor da vitória. A Suelen é uma das empreendedoras que passaram pela Sala do Empreendedor, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Trabalho, Tecnologia e Turismo. Ela saiu da zona de conforto, se capacitou, se preparou e abriu o negócio em espaço próprio. A boa parceria da Prefeitura e o Sebrae permitiu que praticamente 16 mil micro e pequenos negócios fossem abertos na cidade em 2021”, pontuou o prefeito Orlando Morando.

Suelen iniciou a ideia de negócio próprio em casa, há cerca de seis anos, como forma de complementar a renda. Com o auxílio da Sala do Empreendedor, ela conseguiu a formalização em outubro de 2021, depois de obter orientações técnicas e consultoria, além de oficinas. Entre os cursos finalizados estão Sebrae Delas, Descomplique Marketing e Descomplique Finanças. O passo principal se deu com apoio do equipamento municipal, inaugurando a sua primeira loja física em janeiro, em espaço mais amplo, mediante crédito pós-processo de credenciamento no Banco do Povo de São Bernardo.

A empreendedora reforçou que a oportunidade de abrir a loja no espaço próprio se deu com a ajuda da Sala do Empreendedor. “Foi a força e energia que faltavam para tomarmos uma atitude. Estivemos presentes na Sala do Empreendedor por mais de um ano, iniciando cursos e consultoria. Esse trabalho representou fundamental importância (na iniciativa). Próximo passo é abrir franquia e fazer o negócio crescer”, disse Suelen.

Uma das prioridades da gestão de São Bernardo, desde 2017, é a atuação para impulsionar o empreendedorismo e a geração de emprego e renda. O trabalho da Sala do Empreendedor junto às micro e pequenas empresas foca como ponto crucial para redução da desigualdade social e garantia de melhoria da qualidade de vida das pessoas.

EMPREGO – De 2017, com a consolidação da Sala, até o começo de 2022, São Bernardo se destaca na criação de emprego e renda. A cidade acumulou em 2021, entre janeiro e dezembro, a criação de 13.017 contratações formais, liderando no período a geração de empregos no Grande ABC – um terço dos números regionais. O município registrou 119.455 admissões contra 106.438 desligamentos. O resultado concretizou o maior volume de criação de emprego obtido pelo município nos últimos 11 anos, de acordo com dados oficiais do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Tagged: , , , , , ,

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

Skip to content