DE SÃO BERNARDO, SOPHIA, BAILARINA CADEIRANTE DE 10 ANOS PARTICIPA DO MAIOR FESTIVAL DE DANÇA DO MUNDO EM JOINVILLE

No último fim de semana, a pequena Sophia Santos da Silva, de apenas 10 anos, moradora do bairro Vila Gonçalves, em São Bernardo, brilhou no palco do 42º Festival de Dança de Joinville, em Santa Catarina — considerado o maior festival de dança do mundo. Convidada especial, Sophia se apresentou no sábado (26) e domingo (27), encantando o público com sua performance.

Aluna da Associação Solidariedança, em São Paulo, Sophia participou do festival após ter um vídeo de dança aprovado por uma banca técnica supervisionada do festival. No evento, subiu ao palco quatro vezes, interpretando as músicas The Time Of My Life (do filme Dirty Dancing), em parceria com um dançarino cadeirante, e Music And Me, de Michael Jackson.

Em conversa com a TV São Bernardo, o pai de Sophia, Edvaldo Souza, educador físico, contou que explicou à filha a dimensão do momento: “Tinha gente do Brasil inteiro vendo você dançar.” Emocionada, ela respondeu com um sorriso de pura alegria.

Dançarina desde os 5 anos

Sophia convive com a síndrome de Charcot-Marie-Tooth, uma condição rara que compromete a força dos braços e pernas, impedindo-a de andar. No entanto, isso nunca a impediu de perseguir seus sonhos. Começou na dança aos 5 anos pelo Instituto Entre Rodas e, desde então, segue firme na escola Solidariedança.

Sua rotina é intensa e acompanhada de perto pelos pais, Manoela Francisca e Edvaldo. De manhã, cursa o 5º ano na escola. Durante a semana, alterna entre equoterapia, dança, natação, aulas de inglês e momentos para brincar com as amigas.

Entre seus sonhos, Sophia deseja um mundo sem violência — após presenciar um assalto —, ruas com mais acessibilidade e conhecer a Disney para correr com o pai.

@sophia_vemcomigo

inclusao #danca #saobernardo

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.