DEFESA CIVIL ALERTA A POPULAÇÃO PARA CHUVAS INTENSAS NA PRIMEIRA SEMANA DO ANO, TV São Bernardo - Notícias de São Bernardo do Campo - TVSBC
DEFESA CIVIL ALERTA A POPULAÇÃO PARA CHUVAS INTENSAS NA PRIMEIRA SEMANA DO ANO, TV São Bernardo - Notícias de São Bernardo do Campo - TVSBC clique aqui e ouça a matéria

As fortes chuvas são previstas para iniciar nesta terça-feira, 3 e poderão vir acompanhadas de raios, granizos e rajadas de vento; é fundamental que as pessoas procurem abrigo para se proteger

A primeira semana de 2023 já começará com chuvas em todo estado de São Paulo, é o que alerta a Defesa Civil de SP. Segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), entre terça-feira, 3, e sexta-feira,6, há condições de chuvas intensas acompanhadas de descargas elétricas, fortes rajadas de vento e acumulados elevados, devido a aproximação de uma frente fria vinda do Sul do País.

O destaque e atenção ficam voltados para a região do Vale do Ribeira, Itapeva, Baixada Santista, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, com acumulado esperado de 200mm. Na Capital, Região Metropolitana da Capital, Campinas, Araçatuba, Marília e Presidente Prudente o acumulado será de 120mm.

Já em Araraquara, Barretos, Franca, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Vale do Paraíba o acumulado será de 180mm. As chuvas dos últimos dias deixaram o solo bastante encharcado, com isso existe risco de transtornos como deslizamentos, desabamentos, alagamentos e inundações. Portanto, ressalta-se a importância de cuidado especial nas áreas mais vulneráveis.

Orientações a toda população

Por conta deste cenário meteorológico faz-se necessário orientar a população sobre o risco e medidas preventivas que deve adotar, orientando que fique atenta a qualquer sinal de perigo, como desabamentos, desmoronamentos, deslizamentos, inundações, enxurradas e raios.

Recomenda-se não atravessar e adentrar em áreas inundadas ou enfrentar enxurradas. A força da água pode arrastar uma pessoa ou até mesmo um veículo. Às pessoas que moram em área de risco devem ficar atentas aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas. Diante desses sinais deve-se sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo número 199.

Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois ao período de chuvas intensas e, também, os demais tipos de desastres, a Defesa Civil mantém o aplicativo “Alerta SP”, disponível para download nos sistemas Android e IOS. Alertas de risco também são enviados pelo SMS 40199, basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade desejada para o número 40199.

foto Agência Brasil

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

Skip to content