DEFESA CIVIL ALERTA PARA MAIS CHUVAS E TEMPO INSTÁVEL EM SP ATÉ TERÇA-FEIRA

Após uma semana de temporais e da passagem de um ciclone extratropical, o estado de São Paulo deve continuar enfrentando tempo instável nos próximos dias. A Defesa Civil emitiu novo alerta sobre a atuação de uma frente fria que se desloca lentamente e deve provocar chuva persistente, raios, rajadas de vento e até granizo entre este domingo (14) e a próxima terça-feira (16).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou boa parte do estado em alerta laranja, indicando risco de chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou até 100 mm por dia, além de ventos intensos, entre 60 km/h e 100 km/h. Também há possibilidade de queda de granizo. O alerta laranja é o segundo nível mais grave na escala do Inmet, sinalizando situação de perigo.
Segundo a Defesa Civil, as regiões mais afetadas devem ser: Presidente Prudente, Marília, Bauru, Araraquara, Campinas, Sorocaba, Itapeva e Registro. Ainda hoje, o tempo deve ficar mais instável nas regiões sul, central e leste do estado, com possibilidade de grandes volumes de chuva.
O órgão alerta para riscos de alagamentos, enxurradas e deslizamentos, principalmente em áreas vulneráveis. As regiões da Baixada Santista, Vale do Paraíba e a Grande São Paulo, incluindo São Bernardo do Campo, também devem registrar fortes pancadas de chuva ao longo deste domingo.
A previsão para segunda-feira (15) é de tempo fechado e chuva frequente, com risco ampliado de transtornos. Já na terça (16), o sistema começa a se afastar em direção ao Rio de Janeiro, mas ainda deve manter instabilidade em parte do estado.
A Defesa Civil orienta que a população acompanhe os alertas e evite áreas de risco durante os temporais.
#chuvasemsp #defesacivil #saobernardo
FOTO © Rovena Rosa/Agência Brasil


