Competição ocorre entre os dias 24 e 28 de outubro em São João da Boa Vista, interior de São Paulo; 63 atletas da cidade vão representar o município em 10 modalidades

A delegação de São Bernardo embarcou nesta sexta-feira (24/10) para a disputa da fase final dos Jogos da Melhor Idade (Jomi) 2025, que será realizada em São João da Boa Vista, no interior de São Paulo. São Bernardo se classificou para concorrer em 10 modalidades (atletismo, basquete 3×3, coreografia, damas, dança de salão, dominó, tênis, tênis de mesa, natação e bocha) entre as 15 disponíveis no evento. A equipe da cidade é composta por 80 pessoas, sendo 63 atletas, além das comissões técnicas.

O Jomi irá reunir cerca de 2.800 participantes, entre atletas, técnicos e dirigentes, registrando o envolvimento de 198 municípios paulistas. A fase final do evento se dá após oito etapas classificatórias promovidas em diversas regiões do Estado de São Paulo. Até o dia 28 de outubro, São João da Boa Vista será palco dos melhores atletas com idade a partir dos 60 anos. 

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Fran Silva, destacou que “São Bernardo valoriza seus cidadãos” em todas as idades. “Acreditamos que o esporte é uma ferramenta poderosa para a transformação e a qualidade de vida. Desejo muita sorte aos nossos atletas, que são um exemplo de inspiração para as novas gerações”, frisou.

“Nossa cidade sempre tem um compromisso com o esporte para a melhor idade, especialmente com o Programa Campeões da Vida. Em 2024, fomos vice-campeões nos Jogos disputados em Itatiba. Nossa expectativa para esta edição é a melhor possível”, afirmou Tâmara Rufini Vicente, coordenadora do projeto.

30 ANOS NO ESPORTE – Aos 81 anos, o senhor Mikio Kojima está em São João da Boa Vista para a disputa do tênis de mesa. Com mais de três décadas de experiência na modalidade, ele integra o Programa Campeões da Vida há mais de 10 anos. “É uma satisfação representar São Bernardo, uma cidade que sempre apoiou o esporte para a melhor idade. Espero fazer bons jogos, pois irei competir contra os melhores do Estado”, afirmou Mikio.

Dona Elza Kioko Nozoe, 70 anos, também está empolgada para as finais do torneio. “Quero representar bem São Bernardo e subir no pódio”, disse, com entusiasmo. Para ela, o esporte na melhor idade vai além da atividade física. “É fundamental para o convívio social e as amizades que fazemos, algo essencial nesta fase da vida.”

JOMI – Na fase final, os campeões e vice-campeões das competições realizadas entre maio e julho se encontram para decidir os vencedores estaduais nas 15 modalidades do evento: atletismo, basquete 3×3, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, voleibol adaptado e xadrez.

TRADIÇÃO ESPORTIVA – Com o objetivo de promover o envelhecimento saudável e incentivar a prática de exercícios físicos, a Secretaria de Esportes e Lazer de São Bernardo desenvolve o Campeões da Vida. O programa valoriza o idoso por meio de atividades esportivas, festivais e competições, além de ações culturais que visam o bem-estar e a integração social.

Entre as atividades oferecidas estão: Atletismo (arremesso de peso e corrida), Badminton, Bocha, Buraco, Coreografia, Damas, Dança de salão, Dominó, Malha, Natação, Peteca, Rummikub, Tênis, Tênis de Mesa, Tranca, Truco, Vôlei Adaptado e Xadrez.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.