DENÚNCIAS SOBRE IMAGENS DE ABUSO SEXUAL INFANTIL NO TELEGRAM CRESCEM 78% EM 2024

DENÚNCIAS SOBRE IMAGENS DE ABUSO SEXUAL INFANTIL NO TELEGRAM CRESCEM 78% EM 2024

O número de denúncias sobre grupos e canais do Telegram contendo imagens de abuso e exploração sexual infantil cresceu 78% entre o primeiro e o segundo semestres de 2024, segundo pesquisa da SaferNet Brasil. O relatório será apresentado nesta terça-feira (11), no Dia Internacional da Internet Segura, durante evento na capital paulista.

O presidente da SaferNet, Thiago Tavares, destacou que os problemas da plataforma persistem. “São riscos sistêmicos que têm provocado danos às crianças e adolescentes no Brasil”, afirmou. O número de grupos e canais denunciados aumentou 19% no segundo semestre de 2024, passando de 874 para 1.043. Desse total, 349 ainda permaneciam ativos sem qualquer moderação da plataforma.

Além disso, o relatório apontou um crescimento alarmante no número de usuários que participam desses grupos criminosos, subindo de 1,25 milhão para 1,4 milhão entre os dois semestres de 2024. “Ao somar os dados do ano, chegamos a mais de 2 milhões de usuários em grupos que continham imagens de abuso sexual infantil. É um problema em larga escala”, alertou Tavares.

MERCADO ILEGAL NO TELEGRAM

A pesquisa revelou que parte do conteúdo ilegal é comercializada na própria plataforma, com pagamentos aceitos em criptomoedas e na moeda virtual “estrelas”, introduzida pelo Telegram em junho de 2024. O aplicativo também utiliza 23 provedores financeiros, muitos sediados na Rússia, Ucrânia e em paraísos fiscais como Hong Kong e Chipre.

Quatro dessas plataformas já foram sancionadas internacionalmente: YooMoney, Sberbank, PSB e Bank 131. Além disso, a SaferNet identificou transações processadas por empresas brasileiras não registradas no Banco Central.

TELEGRAM LIDERA EM DENÚNCIAS

O Telegram é a plataforma com maior número de denúncias de pornografia infantil recebidas pela SaferNet. Apesar de a empresa ter anunciado melhorias na detecção de conteúdos ilegais, as evidências mostram que grupos criminosos continuam ativos por meses sem moderação.

A plataforma também permite que usuários denunciem conteúdos ilegais. No Android, basta tocar na mensagem e selecionar “Denunciar”. No iOS, pressione e segure a mensagem. No Telegram Desktop, Web ou macOS, clique com o botão direito e selecione “Denunciar”.

Além disso, denúncias podem ser feitas diretamente na Central Nacional de Denúncias da SaferNet e pelo Disque 100, que atende casos de suspeita de violência sexual contra crianças e adolescentes.

#SegurançaNaInternet #Denuncie #saobernardo

Com informações e foto da Agência Brasil

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.