DEPUTADA CARLA MORANDO PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA DA LINHA 20 DO METRÔ EM SÃO BERNARDO
Grande responsável pelos avanços no projeto de implantação da Linha 20 Rosa do Metrô no ABC, a deputada estadual Carla Morando participou, na última quinta-feira, da 3ª audiência pública sobre a obra, realizada na Universidade Metodista, situada no bairro Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo. O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) foi o responsável pela convocação das audiências públicas, com o objetivo de discutir o Estudo de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) da Linha 20-Rosa, que pretende conectar a região da Lapa, em São Paulo, ao ABC Paulista.
Durante a audiência, a deputada destacou a importância do evento para a explicação do projeto, buscando ampliar a transparência e receber contribuições da sociedade civil. Morando ressaltou a necessidade de agilizar os trabalhos para a implantação da linha, enfatizando sua relevância para o desenvolvimento da região e o atendimento das necessidades da população. “Continuamos lutando por esta obra, que visa reduzir o tempo de deslocamento, descongestionar o trânsito e as linhas de metrô saturadas, além de promover o desenvolvimento das regiões envolvidas”, afirmou. A deputada também fez um apelo para que as medidas de compensação ambiental sejam direcionadas para as áreas de mananciais do ABC, e que a compensação financeira seja investida na despoluição da Represa Billings.
A parlamentar elogiou o trabalho do governador Tarcísio de Freitas na promoção da Linha 20, que terá 31,1 km e 24 estações, ligando a região da Lapa até o ABC Paulista, passando por São Bernardo do Campo e Santo André. Carla Morando tem sido uma peça chave nos avanços do projeto, tendo criado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo a Frente Parlamentar em Prol da Linha 20 Rosa do Metrô.
Em 2023, Morando participou de audiências com o governador Tarcísio de Freitas e outros secretários estaduais, onde pediu agilidade nas obras e enfatizou a importância do metrô para a região. Além disso, destinou R$ 5,4 milhões do Orçamento de 2021 do Estado para custear projetos e estudos da linha, e propôs emendas ao Plano Plurianual 2019-2023 e ao Orçamento de 2024, visando assegurar a viabilidade e investimentos para a implantação da Linha.
O Metrô já finalizou o Anteprojeto de Engenharia e atualmente está contratando o Projeto Básico. Os estudos preliminares apontam benefícios anuais de R$ 3,5 bilhões com a operação da Linha 20-Rosa, incluindo economia de combustíveis e redução de gastos com saúde devido à diminuição da emissão de poluentes, além da redução significativa no tempo de deslocamento. A elaboração do Projeto Básico, essencial para a implantação da linha, avança, com o recebimento das propostas agendado para março deste ano. Paralelamente, o Metrô prossegue na obtenção das licenças ambientais necessárias para a construção da Linha 20-Rosa e a ampliação da Linha 2-Verde.