DETRAN-SP REFORÇA FISCALIZAÇÃO DO TRANSPORTE ESCOLAR EM SÃO BERNARDO

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) reforçou, nesta sexta-feira (1º/08), a fiscalização do transporte escolar em São Bernardo do Campo, como parte da Operação de Transporte Escolar Seguro (OTES). A ação contou com apoio da Polícia Militar e abordou 27 veículos em quatro escolas da cidade, resultando em sete infrações.

Entre as irregularidades identificadas, quatro veículos não possuíam ou não portavam autorização do Detran para transporte escolar. Outras duas infrações foram por mau estado de conservação dos pneus e uma por falta de curso atualizado exigido para condutores da categoria.

A operação marca a retomada das ações regulares de fiscalização em todo o Estado. Segundo o Detran-SP, após uma pausa no primeiro semestre focada em orientações, a meta para 2025 é realizar mil ações e vistoriar mais de seis mil veículos escolares.

Durante as abordagens, são verificados diversos itens de segurança obrigatórios, como o estado dos pneus, sistema de freios, lanternas, extintor de incêndio, tacógrafo, cintos de segurança, além da presença da faixa amarela com a palavra “ESCOLAR” e faixas refletivas. Também são exigidos documentos como laudo de autorização de inspeção veicular e autorização válida para o condutor exercer o serviço.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro e a Portaria Normativa nº 11/2013 do Detran-SP, os veículos escolares devem passar por vistorias semestrais em Instituições Técnicas Licenciadas (ITLs). A autorização é solicitada no sistema SEI Externo e a taxa de inspeção é paga diretamente à ITL.

#segurancanoTransporte #transporteEscolar #saobernardo

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.