DIADEMA ADQUIRE DRONE CAPAZ DE LANÇAR GÁS LACRIMOGÊNEO PARA ATUAR EM FESTAS IRREGULARES

A Prefeitura de Diadema confirmou a aquisição de um drone com tecnologia embarcada para monitoramento estratégico e, quando necessário, lançamento de agentes químicos não letais. O equipamento foi adquirido por R$ 365.313,60, por inexigibilidade de licitação, conforme previsto na Lei nº 14.133/2021, em casos de fornecimento exclusivo com tecnologia única no Brasil.
Segundo a Prefeitura, a principal finalidade do equipamento é o monitoramento aéreo. O drone permitirá visão tática e em tempo real de regiões da cidade, com foco em áreas de maior vulnerabilidade. A medida deve ampliar a capacidade de resposta da Guarda Civil Municipal (GCM), contribuindo para mais segurança aos agentes e à população.
O drone poderá ser utilizado, em situações específicas e autorizadas, para o lançamento remoto de recursos não letais, como gás lacrimogêneo, de forma segura e proporcional, em casos extremos de resistência ou risco coletivo. A possibilidade técnica está de acordo com os protocolos de segurança pública e os princípios de respeito aos direitos humanos.
A aquisição faz parte das ações do programa Diadema Segura, que promove a reestruturação da segurança pública na cidade. A gestão atual afirma que tem atuado com firmeza no combate aos pancadões, que por anos geraram transtornos à população. Esses eventos costumam estar associados a barulho excessivo, consumo de drogas e comércio ilegal.
De acordo com a administração, desde o início do atual mandato, os pancadões foram zerados na cidade, com o reforço da atuação da GCM, ações integradas com outras forças de segurança e uso de tecnologia. A aquisição gerou polêmica e dividiu opiniões nas redes sociais.
📎 A justificativa técnica da contratação está disponível no Portal da Transparência:
🔗https://transparencia.diadema.sp.gov.br/transparencia/servlet/wpinfolicitacao?111964