Site permite consulta dados nas áreas de economia, educação, saúde, assistência social e segurança pública; plataforma ainda pode auxiliar em pesquisas escolares e ser uma ferramenta de controle social

Saber quantos enfermeiros trabalham em serviços de saúde de Diadema, quantos habitantes tem o bairro do Eldorado ou quantas salas de aula possui a escola do bairro. Essas e outras informações sobre composição, perfil e características da cidade podem ser acessadas a poucos cliques no Observatório de Políticas Públicas, Econômico e Social (OPPES) de Diadema que, agora, conta com novo layout e funcionalidades na apresentação dos dados.

O Observatório, ligado à Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Seplage), reúne informações disponíveis em diversas plataformas de forma organizada por tema, indicadores e Business Intelligence (BI), que possibilitam comparações, análises para estudos e tomadas de decisões. “Todos os dados são abertos, ou seja, estão disponíveis em vários sites e portais para qualquer cidadão. Além do mais, podem ser obtidos não apenas para Diadema, mas para qualquer município do estado de SP. O trabalho do OPPES é encontrar esses repositórios de dados e apresentar de uma maneira mais convidativa”, explica o sociólogo Kleber Teixeira, responsável pelo OPPES.

O site é estruturado em seis eixos: BI OPPES (com informações demográficas combinadas com dados de CadÚnico, CNPJs, empregos, dados de mercado, ICMS, PIB, consumo de energia, funcionalismo, estabelecimentos públicos, entre outros); Orçamento 2025 (receita e despesa da Administração Pública), Documentos (levantamento de dados), Diadema em Números (demografia de Diadema, bairros oficiais, zonas FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, que abordam dados de origem e destino da população) (e sub territórios); OPPES Indicadores e Mais (mapas, recursos de análise espacial e geoprocessamento).

Aplicação prática – A ferramenta é importante para consultas escolares e serve de base para quem quer abrir um negócio na cidade ou desenvolver projetos e políticas públicas para a população.

“Um exemplo do uso do OPPES para a vida cotidiana é saber quais os setores mais contratam na cidade e se o salário médio está aumentando ou diminuindo. Com essas informações, o munícipe pode procurar os cursos que vão ajudá-lo a crescer profissionalmente ou mudar de área”, afirma Daniel Veríssimo, diretor do Departamento de Tecnologia de Informação e Comunicação da Prefeitura. Na aba Emprego Formal, é possível obter o dado atualizado mês a mês sobre empregos formais por tipo de agrupamento econômico (indústria, serviço, comércio, construção e agropecuária). Já a remuneração média, por setor, está disponível no BI Emprego RAIS, com dados do Ministério do Trabalho.

“Os dados do OPPES são essenciais ainda para produzir um diagnóstico social e gestores elaborarem políticas públicas fundamentadas em informações mais precisas, no processo de avaliação e monitoramento das políticas públicas”, ressalta o sociólogo. Dados sobre densidade demográfica, quantidade de famílias, pessoas que recebem benefícios do governo e saneamento básico podem ser acessados no OPPES.

Para saber mais – Uma apresentação para servidores, gestores e interessados no tema será realizada na manhã desta sexta-feira (14/11), com o intuito de apresentar a nova plataforma e como acessar essas informações públicas de forma simples e direta. As inscrições podem ser realizadas em https://portal.diadema.sp.gov.br/apresentacao-portais-inscricao/.

Teixeira dá destaque para os painéis de dados interativos com dados de emprego formal de 2023, relação de CNPJs ativos em Diadema em outubro deste ano e o Censo Escolar 2024 com a radiografia completa das escolas da cidade. “É possível ainda consultar dados do CadÚnico e Bolsa Família, ICMS arrecadado e repassado ao município, atendimentos em Saúde Básica, ocorrências policiais em Diadema, além de receita e despesa da Administração Direta e Indireta”, enfatiza. “A população em geral e as instituições sociais podem encontrar no OPPES uma ferramenta de controle social”, complementa. Quem deseja saber sobre quanto a Administração Municipal arrecada e investe nas políticas públicas deve procurar o BI Receitas e Despesas.

 Já para questões como as ações da Prefeitura, programas e ações para os moradores, como fazer para participar das decisões sobre o orçamento da cidade, a população pode consultar o site da Prefeitura (https://portal.diadema.sp.gov.br/) e ficar por dentro das notícias.

Como acessar – O acesso ao OPPES (https://observatorio.diadema.sp.gov.br/) pode ser feito tanto pelo computador quanto por tablet ou celular. Entretanto, para visualizar os BIs Google Looker, é necessário estar logado a uma conta Google, ou seja, ter um email do gmail.com. Se não, poderá ocorrer algumas instabilidades no momento da consulta.

Entre as fontes utilizadas para alimentar o OPPES estão relatórios dos ministérios de Educação, Emprego, Trabalho e Renda, Fazenda, Saúde, secretarias estaduais, portal da transparência municipal, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre outros.

Além de acessar os dados, é possível fazer download de documentos públicos e pastas compartilhadas. O site ainda permite enviar mensagens por meio de questionário on line. Essa comunicação com quem busca informação no Observatório proporciona aprimoramento da ferramenta, além de novos conteúdos e formas de apresentação dos dados.

OPPES

O Observatório foi criado em 2011 para gerar, manter, organizar e disseminar informações e indicadores socioeconômicos que possam qualificar os processos de formulação, monitoramento e avaliação das Políticas Públicas adotadas pela Administração. Inicialmente, as informações eram apresentadas em boletins no formato de arquivo pdf, tanto para fazer download como para enviar por email ou whatsapp. Agora, todo o conteúdo fica online.

Serviço: Observatório de Políticas Públicas, Econômico e Social (OPPES)

Disponível em https://observatorio.diadema.sp.gov.br/

Serviço:

Observatório de Políticas Públicas, Econômico e Social (OPPES)

Disponível em https://observatorio.diadema.sp.gov.br/

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.