DIADEMA FAZ MUTIRÃO PARA RETIRAR 454 VEÍCULOS ABANDONADOS DAS RUAS DA CIDADE

Objetivo é melhorar a mobilidade e segurança do trânsito, além das condições sanitárias do município; ação integra os 100 primeiros dias da nova gestão
Com foco na melhoria da mobilidade urbana, segurança no trânsito e condições sanitárias, a Prefeitura de Diadema realiza um mutirão para retirar veículos abandonados das ruas da cidade. A ação faz parte do pacote de medidas implantadas nos primeiros 100 dias da nova gestão municipal.
Segundo a Secretaria de Mobilidade e Transportes, 454 proprietários foram notificados por manterem veículos abandonados nas vias. Desses, 276 automóveis já foram removidos, e os outros 178 serão recolhidos após o término do prazo de notificação.
“Esses veículos atrapalham o tráfego, escondem sinalizações e criam risco de colisões. Também impedem a limpeza e o recapeamento das vias”, explicou o secretário da pasta, José Carlos Gonçalves.
Além disso, o abandono por longos períodos favorece a proliferação de roedores e insetos transmissores de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya, além de ferir pedestres com ferragens expostas. O acúmulo de água nesses veículos pode formar criadouros do mosquito Aedes aegypti, enquanto sua presença estimula o descarte irregular de lixo e entulho.
A ação envolve não apenas os fiscais de trânsito, mas também 16 Guardas Civis Municipais (GCMs) e conta com a participação da população, que pode denunciar veículos abandonados. As denúncias podem ser feitas por meio:
- Aplicativo Colab (disponível para Android e iOS)
- Telefones: 156, 0800 77 04 348 (Central de Atendimento) ou 118 (Secretaria de Mobilidade)
Após a notificação, o proprietário tem até 15 dias para retirar o veículo da via pública. Se isso não for feito, o automóvel é recolhido ao pátio municipal. A não retirada resulta em multa de 500 Unidades Fiscais de Diadema (UFDs), equivalente a R$ 2.680 em 2025.
#mobilidadeurbana #transitoseguro #diadema