DIADEMA LEVA VACIMÓVEL ÀS FEIRAS LIVRES NO FINAL DE SEMANA

Para complementar as ações de saúde preventiva, a Prefeitura de Diadema inova com o Vacimóvel nas Feiras, a partir deste fim de semana, das 9h às 12h. O veículo, que possui estrutura adequada para armazenamento e aplicação de vacinas, ficará estacionado em um ponto de fácil circulação e disponibilizará equipe de saúde e doses de vacinas contra sarampo, febre amarela e influenza para cada público específico.
A ação é uma parceria entre as secretarias de Saúde e Segurança Alimentar e começa, neste sábado (17/05), na Feira de Piraporinha, que compreende as ruas Cariris, dos Tabajaras, Barbiris e Caiapós. Já no domingo, o Vacimóvel estacionará na Feira do Centro, localizada na Rua Manoel da Nóbrega.
A iniciativa busca facilitar o acesso à imunização e aumentar a cobertura vacinal da população, especialmente neste momento em que a procura pela vacina tem sido menor do que o esperado. “Levar o imunizante às feiras livres, dentro de atividades de rotina da família, elimina barreiras como a dificuldade de deslocamento, a falta de tempo durante a semana e até o esquecimento”, explica o secretário de Saúde de Diadema, Antônio Carlos do Nascimento. “Com o Vacimóvel, Diadema dá mais um passo importante na democratização do acesso à saúde e na proteção coletiva. A vacina salva vidas – e agora, ela chega ainda mais perto de quem precisa”, ressalta.
“É muito importante a ida do Vacimóvel às feiras livres de Diadema. Além de imunizar pessoas de várias idades contra doenças graves e que também são transmissíveis, a ação conscientiza sobre a necessidade de se tomar a vacina que é um direito de cidadania e de preservação da vida”, afirma o secretário adjunto da Secretaria de Segurança Alimentar (SESA), Robson Nascimento Santos
Vacinas disponíveis
São três imunizantes disponíveis e que fazem parte do calendário básico de vacinação do Ministério da Saúde (MS). A vacina de febre amarela pode ser aplicada em crianças de nove meses a menores de cinco anos, com uma dose de reforço. Já para população entre cinco e 59 anos, a dose é única.
A faixa etária do público alvo da vacina contra influenza foi ampliada nesta sexta-feira (16/05) e é composto por pessoas a partir de seis meses de idade.
A dose contra sarampo está indicada para pessoas de doze meses de idade a 59 anos e, em caso de surto, crianças menores de um ano a seis meses também podem ser vacinadas.
Para receber qualquer uma das três doses é preciso levar documento de identidade com foto e caderneta de vacinação e, se possível, carteirinha da UBS. Crianças e jovens devem estar acompanhados por um responsável com mais de 18 anos.
Ação itinerante
Em abril, a Secretaria de Diadema retomou a circulação do Vacimóvel. A estratégia é simples, mas eficaz: o veículo adaptado percorre locais de grande fluxo de pessoas, em datas previamente definidas, ofertando a vacina de forma rápida, segura e gratuita.
Entre os dias 17 e 30 de abril, 228 estudantes, professores e pessoas que compõem a comunidade escolar da rede municipal foram vacinados contra a influenza.
Serviço:
Vacimóvel na Feira – imunizantes disponíveis: sarampo, febre amarela e influenza
17 de maio de 2025, sábado, das 9h às 12h.
Local: Feira de Piraporinha. Compreende as ruas Cariris, dos Tabajaras, Barbiris e Caiapós – Piraporinha.
18 de maio de 2025, domingo, das 9h às 12h.
Local: Feira do Centro. Rua Manoel da Nobrega – Centro.