DIADEMA RECEPCIONA 20 NOVOS ESTAGIÁRIOS

Estudantes do ensino médio cursam técnico em Administração e atuarão em diversas secretarias da Prefeitura por 6 meses
Na segunda-feira (12), 20 jovens estudantes de diversas escolas de Diadema iniciaram seus estágios em secretarias municipais da Prefeitura após serem recepcionados pela Coordenadoria da Juventude. Os alunos e alunas, com cerca de 17 anos, cursam o ensino integral com o de Técnico em Administração. Durante 6 meses, eles terão a oportunidade de experimentar o serviço público, atuando em pelo menos oito áreas, nas secretarias de Governo, Habitação, Planejamento e Desenvolvimento Econômico e Trabalho, bem como nas coordenadorias da juventude, da igualdade racial, de políticas de cidadania e diversidades e em tecnologia da informação (TI).
Segundo o Secretário de Planejamento, Bruno Gabriel, o programa é muito importante para a Prefeitura e para o município. Ele enfatizou que a missão dos secretários e coordenadores é auxiliar no cuidado da cidade e seus 400 mil moradores. “Eles descobrirão que todos trabalham muito, mas que também serão recebidos de braços abertos”, disse Bruno.
A oportunidade faz parte do BEEM – Programa Bolsa Estágio Ensino Médio, uma parceria da Coordenadoria Municipal de Juventude com a Coordenadoria Estadual e o CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola. “O olhar dos jovens é de esperança e de renovação, e é muito bom trazer isso para a Prefeitura,” pontuou Iza Oliveira, coordenadora de Juventude. “Eles são realmente novos membros das equipes e esperamos que venham com novas ideias e vontade de aprender.”
Maria Eduarda Amorim Araújo, 17, moradora do Centro, disse estar aberta a trabalhar em todas as secretarias, uma vez que gosta muito de se comunicar com as pessoas. “Eu percebo que a administração pública vem evoluindo bastante e meu desejo é contribuir com isso.”
Já o estudante Ryan Oliveira dos Santos, 17, do Serraria, tem verdadeira paixão pelo setor administrativo e pretende chegar ao cargo de gestor. “Gostaria de avançar na Administração Pública e talvez até abrir minha própria empresa, quem sabe?” Dada a oportunidade, ambos demonstraram interesse em continuar na prefeitura após os seis meses de programa. “O que estiver a meu alcance e que possa ajudar a sociedade, estou à disposição”, adiantou.
Todos os participantes foram escolhidos por meio de análise de perfil e entrevistas individuais, para trabalhar no apoio a projetos das secretarias e coordenadorias, no atendimento ao público, na organização de documentos e informações e participando de reuniões.
