Os ex-prefeitos William Dib (São Bernardo) e Clóvis Volpi (Ribeirão Pires) concederam coletiva nesta sexta-feira (27), em Ribeirão Pires, onde discutiram os desafios políticos do Grande ABC. O encontro reforçou a necessidade de ampliar a representatividade da região na Assembleia Legislativa e no Congresso, além de alertar para os efeitos da polarização no país.

Dib criticou o cenário atual da política nacional, afirmando que a polarização enfraquece o debate sobre projetos concretos. “Polarização é um movimento quase que mundial, mas que leva à mediocridade. A gente não estuda, não discute mais. Ou fala mal do adversário, ou vota em um porque não quer o outro. Votar por rejeição leva o país à mediocridade. É política sem proposta, política sem projeto. Não tem cabimento”, disse.

Ele também destacou que o ABC tem relevância econômica, mas baixa representatividade política. “Estamos precisando de gente de qualidade, que entenda o processo político e que possa levar uma mensagem positiva, de esperança para a nossa região. O ABC tem uma importância no PIB do Estado, mas não vemos esse resultado realmente. O interior tem muito mais prestígio na Assembleia Legislativa e no Congresso. Quando elegemos, não elegemos gente da nossa região. Proporcionalmente, nossa representatividade chega a ser medíocre”, afirmou Dib.

Já Clóvis Volpi confirmou sua pré-candidatura a deputado estadual pelo PSD e defendeu que a região concentre esforços para eleger representantes locais. “Cidades que não têm representantes ficam à míngua. Se não elegermos nomes do ABC, vamos continuar perdendo espaço e recursos. Precisamos de campanhas de regionalização do voto”, declarou.

Atualmente, o Grande ABC conta com dez deputados estaduais e quatro federais. Segundo Dib e Volpi, esse número é insuficiente para o tamanho da população e da economia regional, o que prejudica a chegada de investimentos.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.