DONO DE TELA ATRIBUÍDA A TARSILA DO AMARAL AVALIADA EM R$ 60 MILHÕES É DE SÃO BERNARDO E JÁ FOI CANDIDATO A VEREADOR
Moisés Mikhael Abou Jnaid, empresário de São Bernardo do Campo, é o proprietário de uma tela atribuída à artista modernista Tarsila do Amaral, intitulada “Paisagem 1925”. A obra, que foi apresentada ao público em abril deste ano durante a 20ª edição da SP-Arte, está atualmente avaliada em R$ 60 milhões, conforme divulgado pela OMA Galeria, responsável pela sua negociação.
Segundo informações da OMA, a autenticidade da pintura foi confirmada por Douglas Quintale, perito do Tribunal de Justiça de São Paulo. A tela teria sido trazida de volta ao Brasil em dezembro de 2023, após ter ficado por décadas no Líbano. Embora tenha gerado grande interesse no mercado de arte, a autenticidade da obra ainda é tema de debate, com especialistas recomendando cautela, já que a tela não foi incluída no Catálogo Raisonné, documento que registra todas as obras oficialmente reconhecidas de Tarsila.
Moisés Jnaid, além de sua ligação com a pintura, é conhecido em São Bernardo do Campo por ter sido candidato a vereador em três ocasiões, mas não conseguiu se eleger. O empresário mantém sua residência e negócios na cidade.
Procurado, o galerista Thomaz Pacheco, da OMA Galeria, que representa Moisés na negociação da obra, disse não ter autorização para falar sobre a vida privada do empresário. Por mensagem ao GLOBO, ele afirmou: “A vida particular do meu cliente não me diz respeito e não estou autorizado a falar sobre esse aspecto. Moisés não concederá entrevistas por conta de privacidade e segurança”. Pacheco também questionou “a relação que a vida particular dele tem com a autenticidade da obra”. Nosso canal tentou contato com Moisés Jnaid, mas não obteve sucesso. O espaço permanece aberto para sua manifestação.