EDIÇÃO 2024 DA OLIMPÍADA DE QUÍMICA DE SP TRAZ COMO TEMA A QUÍMICA NO COMBATE ÀS FAKE NEWS

EDIÇÃO 2024 DA OLIMPÍADA DE QUÍMICA DE SP TRAZ COMO TEMA A QUÍMICA NO COMBATE ÀS FAKE NEWS

Realizada há mais de 20 anos, a iniciativa busca aproximar estudantes de ensino médio da química e conta com apoio de importantes entidades do setor

A Olimpíada de Química do Estado de São Paulo anuncia o tema da edição de 2024: “Química no combate às fake news”. A OQSP é promovida há mais de 20 anos pela Associação Brasileira de Química de São Paulo, com apoio do Instituto de Química da USP e da Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor), para promover o interesse dos mais de 1,6 milhões de estudantes do ensino médio das redes pública e privada do Estado de São Paulo pela Química, destacar a contribuição desta ciência para a sociedade e relevância para a sustentabilidade do nosso país. 

A iniciativa premia e seleciona anualmente dezenas de estudantes do Estado de São Paulo para conduzi-los à Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), via de acesso à Olimpíada Internacional de Química (IChO) e à Olimpíada Ibero-americana de Química (OIAQ). Entre os objetivos da ação, também está aproximar os estudantes e professores do Ensino Médio da vida universitária, motivando-os a aprofundar seus conhecimentos, promover experimentos de química, pesquisar e redigir textos sobre o tema relacionados à ciência química.

“A OQSP faz com que muitos participantes passem a gostar mais da química e os incentiva a escolher cursos de química e áreas correlatas em nível superior para depois seguir carreira”, observa Milton Rego, presidente-executivo da Abiclor, que representa o setor químico de cloro-álcalis, a indústria base de diversos produtos essenciais para a economia, além de estar diretamente ligada ao saneamento básico e à saúde pública do país.   

A associação, assim como as empresas Agilent, Eurofarma, Clariant e Metrohm, apoia a OQSP, por compreender a importância de fomentar o desenvolvimento de futuros profissionais especializados para alavancar o crescimento da indústria química no Brasil.  

Como participar

A próxima edição da OQSP será realizada pela ABQ-SP em parceria com a FUVEST e, como reconhecimento pelo desempenho dos alunos mais bem classificados, serão ofertados prêmios e medalhas. 

Para participar, basta escrever uma redação de quatro páginas sobre o tema Química no combate às fake news e entregar ao professor para que providencie as inscrições.  No texto, os estudantes interessados devem apresentar exemplos de notícias já divulgadas juntamente com conceitos e ideias baseadas na química que permitam provar tecnicamente que determinadas informações não retratam a verdade. Por se tratar de uma Olimpíada de Química, a avaliação levará em consideração também a presença de equações químicas e justificativas que envolvam esta área da ciência. 

As redações podem ser elaboradas em grupo ou individualmente e os autores selecionados em cada escola irão concorrer a vagas para disputar a Fase Final da OQSP, que será executada presencialmente na USP e consiste numa prova de conhecimentos em química e dá acesso atividades como experimentos, visitas a laboratórios e palestras e, ao final do dia, a tão esperada cerimônia de premiação. Vale observar, que assim como em edições anteriores, os alunos de escolas públicas convocados para a Fase Final terão acesso a aulas de reforço em modo online de abril a junho de 2024. As aulas serão ministradas por alunos de pós-graduação e terão como foco tópicos básicos de Química. 

“Diante da preocupação com o ensino público brasileiro, a edição de 2024 propõe a implementação de novas políticas de incentivo e capacitação, como a introdução de ações diferenciadas para alunos de escolas públicas. Entre elas, estão aulas online de reforço sobre conceitos básicos da química  para alunos convocados para a Fase Final”, aponta Fernando Lopes, Coordenador da OQSP e Conselheiro da Associação Brasileira de Química de São Paulo.

Serviço

Olimpíada de Química do Estado de São Paulo – OQSP 2024

Fase I – Redação: elaboração, seleção e inscrição entre os dias  01/02/24 e 15/03/24, pelo site https://abqsp.org.br/oqsp/

Fase II – Final: Prova de conhecimento e raciocínio, seguida de premiação, a partir das 9 horas do dia 08/06/24, em São Paulo

Sobre a ABQ-SP

A ABQ-SP foi fundada em 27 de dezembro de 2002, tem sua sede no Instituto de Química da USP, São Paulo, e é uma associação civil sem fins lucrativos.

Sobre a Abiclor

A Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor) representa o setor de cloro-álcalis, que é a indústria base de diversos produtos essenciais para a economia, além de estar diretamente ligada ao saneamento básico e à saúde pública do país. Com 38 associados, a Abiclor reúne algumas das principais plantas produtoras do Brasil, entre elas, Braskem, Chemtrade, Chlorum Solutions, Dow, Katrium e Unipar e também espelha outros elos da cadeia, como fornecedores de equipamentos, distribuidores e transportadores. A Abiclor atua para promover o avanço da indústria de cloro-álcalis em linha com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, com foco na segurança e respeito às pessoas e ao meio ambiente. Mais informações em https://www.abiclor.com.br/.

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.