EDUCA MAIS SAÚDE: SÃO BERNARDO DIVULGA LISTA PRELIMINAR DE APROVADOS EM MEDICINA

Programa inédito da Prefeitura voltado ao Ensino Superior é braço da Faculdade Municipal; inscrições para outras graduações e pós-graduações seguem abertas
O sonho de cursar faculdade de Medicina está próximo para três moradores de São Bernardo, aprovados por meio do ‘Educa Mais Saúde’, programa inédito da Prefeitura que é braço da Faculdade Municipal São Bernardo e oferta bolsas de estudo gratuitas à população. A lista com o nome dos aprovados e de outros 84 candidatos que estão na lista de espera foi publicada em edição especial do Notícias do Município desta quinta-feira (29/1).
Os aprovados preliminarmente são Alicia de Salette Petian Silva, Lucas Santos e Fernanda Erica dos Santos Milan Fuentes. O prefeito Marcelo Lima ligou para Fernanda e a comunicou sobre a aprovação. A reação da futura estudante de Medicina foi de muita emoção. “Muito obrigada! Meu Deus, eu nem acredito”, afirmou a jovem, que técnica de enfermagem e trabalha na UBS Calux.
Sem conter as lágrimas, Fernanda contou para o prefeito que, quando era adolescente e sonhava em cursar Ensino Superior, sua mãe falava: “Quem sabe um dia, algum prefeito faz uma faculdade em São Bernardo”. A técnica de enfermagem lembrou que tinha 16 anos quando ouviu isso e que hoje, aos 31, com dois filhos, já estava quase desistindo desse sonho. Até que soube do programa Educa Mais Saúde.
O prefeito Marcelo Lima, também emocionado, parabenizou a jovem e declarou que histórias como a dela é o que dá energia para que ele acorde todos os dias e se dedique a resolver os problemas da cidade e construir políticas públicas que podem transformar a vida das pessoas, como a Faculdade Municipal e o Educa Mais Saúde. “É muito bom saber que estamos realizando sonhos. Você já começa a estudar na semana que vem”, afirmou, antes de encerrar a ligação.
Os candidatos da lista de espera podem apresentar recurso, pelo e-mail suporte.escolasaude@saobernardo.sp.gov.br, entre os dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro (sábado e domingo). A relação completa está disponível no NM 2599, no link https://www.saobernardo.sp.gov.br/pt/web/sbc/imprensa-oficial.
*NA REDE HÁ 10 ANOS –* Nesta sexta-feira (30/1), o prefeito Marcelo Lima foi até a UBS Calux, onde Fernanda trabalha para parabenizá-la, pessoalmente. “Sinto que isso foi obra de Deus, é uma coisa que está explodindo dentro de mim”, afirmou a jovem, emocionada. Na rede municipal de saúde há 10 anos, Fernanda já trabalhou no Hospital de Clínicas e há seis anos e meio está na UBS. “Pedi transferência porque queria fazer Medicina, mas ainda não tinha conseguido realizar esse sonho”, afirmou. “Me sinto muito honrada em fazer parte dessa primeira leva de estudantes”, completou.
*EDUCA MAIS SAÚDE -* O Programa Educa Mais Saúde vai ofertar 54 bolsas gratuitas de graduação, técnico e tecnólogo. As inscrições para os cursos de graduação em Enfermagem, Gestão Hospitalar, Biomedicina, Terapia Ocupacional, Psicologia, Técnico de Enfermagem e Tecnólogo de Gestão da Saúde Pública (EAD) seguem até o dia 2 de fevereiro, também pela internet, no endereço: https://portalsaude.saobernardo.sp.gov.br/portaldasaude/. Para os cursos de graduação e tecnólogo, o vestibular será realizado dia 8 de fevereiro, na Faculdade de Direito de São Bernardo.
Para os funcionários da rede municipal de saúde, o programa oferece 51 bolsas de pós-graduação. São 46 bolsas de Gestão Pública em Saúde, duas para Farmácia Hospitalar e Farmácia Clínica, uma para Enfermagem em Urgência e Emergência, uma para Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos e uma para Marketing e Gestão de Negócios para Ópticas.
As inscrições podem ser feitas pelo link: https://portalsaude.saobernardo.sp.gov.br/portaldasaude/educa-mais-saude/, no botão exclusivo para funcionários, entre os dias 24 de janeiro e 23 de fevereiro. Todos os inscritos farão uma prova no dia 8 de março, na Faculdade de Direito de São Bernardo (Rua Java, 425, Jardim do Mar), com a divulgação do resultado preliminar em 10 de março.
*CRITÉRIOS -* Assim como os cursos iniciais do Programa Faculdade Municipal São Bernardo (Gestão Pública, Gestão Ambiental, Marketing Digital e Gestão Financeira, que já contam com 400 estudantes), os cursos de saúde tem critérios sociais de seleção e são destinados, prioritariamente, para pessoas com renda familiar de até dois salários mínimos.
De acordo com o projeto de lei que criou o ‘Educa Mais Saúde’, os beneficiários deverão cumprir 100 horas de serviço voluntário prestado à Administração pública municipal, de acordo com a sua área de formação.
