EDUCAÇÃO SP AUMENTA TEMPO DE AULA E AMPLIA CARGA HORÁRIA DE PORTUGUÊS E MATEMÁTICA

EDUCAÇÃO SP AUMENTA TEMPO DE AULA E AMPLIA CARGA HORÁRIA DE PORTUGUÊS E MATEMÁTICA

A partir do próximo ano letivo, as aulas nas escolas estaduais de São Paulo terão a duração de 50 minutos, com o número de disciplinas reduzido para seis por dia. A medida foi anunciada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), que visa com essa mudança oferecer aos professores mais tempo para desenvolver os conteúdos e aos alunos melhores condições para assimilação das matérias.

Além da mudança no tempo de aula, a nova organização da grade contempla duas aulas a mais de língua portuguesa e matemática por semana para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. A saída dos alunos também será alterada: aqueles no período matutino sairão às 12h20, enquanto os do turno vespertino terão suas aulas encerradas às 18h20.

Novo Ensino Médio e Ajustes na Grade Curricular

A reforma do Ensino Médio paulista segue as diretrizes da nova Política Nacional do Ensino Médio, sancionada pela lei nº 14.945/2024, que define carga horária total de 3.000 horas, sendo 2.400 para a formação básica e 600 para os itinerários formativos. A partir de 2025, o 3º ano do Ensino Médio verá um aumento de 78% nas aulas de português e 33% em matemática, proporcionando aos alunos um reforço nessas áreas, fundamentais para o desenvolvimento acadêmico e profissional. Os itinerários formativos, com opções acadêmicas nas áreas de exatas, humanas e a formação técnica, seguem inalterados.

Outra novidade é a inclusão de duas novas disciplinas voltadas para o aprimoramento de português e matemática, chamadas de “orientação de estudos”. Essas matérias complementares são obrigatórias para os alunos do 9º ano do Fundamental e da 3ª série do Médio, ajudando a consolidar o aprendizado dessas disciplinas essenciais.

Educação Financeira e Leitura na Nova Grade

A grade escolar também foi ampliada com a inclusão de educação financeira, que visa ensinar conceitos de matemática e gestão financeira pessoal aos estudantes. A disciplina será obrigatória nos anos finais do Fundamental (6º a 8º anos) e nas duas primeiras séries do Ensino Médio. Além disso, a nova grade inclui aulas de leitura e redação para todas as séries dos anos finais do Fundamental, reforçando o compromisso da Seduc-SP com o desenvolvimento das habilidades de interpretação e escrita dos alunos.

Calendário Escolar 2025

Para o ano de 2025, a Seduc-SP estabeleceu que as aulas terão início em 3 de fevereiro. O recesso escolar ocorrerá entre 1º e 20 de julho, e o encerramento do ano letivo está previsto para 9 de dezembro, cumprindo os 200 dias letivos obrigatórios pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB).

#educacaosp #novogradedisciplinar #saobernardo

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.