Cidade terá uma das maiores frotas de coletivos não poluentes do País

A Eletra participa do processo de qualificação e descarbonização dos transportes públicos de mais uma cidade do Brasil.

Desta vez é São José dos Campos (SP), município do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, com cerca de 700 mil habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), ocupando uma das posições de destaque na economia brasileira, além de ser uma das rotas tecnológicas nacionais.

Ao todo, serão 400 ônibus elétricos com tecnologia 100% nacional que integram um inédito contrato de locação de 15 anos, firmado, após licitação, entre a empresa de gestão municipal da Prefeitura, a Ubam, responsável pela fiscalização, e a empresa Green Energy, que será responsável pelos veículos.

As primeiras cinco unidades já estão na cidade, com apresentação pelo prefeito Anderson Farias, representantes da Urbam, da Câmara Municipal, da Eletra, da Green Energy.

Estes ônibus são do tipo básico de 12 metros, com portas à direita, totalmente acessíveis para pessoas com deficiência por piso baixo e rampas, ar-condicionado, tomadas USB para recarga de celulares dos passageiros, w-fi para acesso gratuito à internet, vidros com proteção contra raios ultravioleta do sol, suspensão a ar e níveis zero de emissões de poluentes e quase nulo de ruídos.

O primeiro lote é de 20 veículos que devem ser entregues ao longo das próximas semanas, incluindo estes cinco.
Todos os 400 ônibus são de tecnologia brasileira, fabricados pela Eletra, empresa referência em eletromobilidade, que tem sede em São Bernardo do Campo (SP), com parceiras que também possuem plantas no Brasil. As baterias, motores e inversores são da WEG, de Jaraguá do Sul (SC); as carrocerias são Caio modelo eMillennium, feitas em Botucatu (SP), e as plataformas são Mercedes-Benz O500U, fabricadas em São Bernardo do Campo (SP).

“É uma honra fazer parte de mais um processo de qualificação dos transportes de mais uma cidade. E agora, fazemos parte de uma verdadeira rota tecnológica, que é São José dos Campos. O PIT (Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos) é pioneiro no Estado de São Paulo, sendo o primeiro parque tecnológico criado em território paulista. Este ambiente reúne empresas e instituições, voltadas à promoção e difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação. São José dos Campos ainda possui outro orgulho nacional, o ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, que é uma instituição de ensino superior pública da Força Aérea Brasileira. Tudo é força do Brasil. Nada mais gratificante que ver ônibus elétricos 100% brasileiros levando qualidade de vida à população” – diz a presidente da Eletra, Milena Braga Romano.

“A Eletra e São José dos Campos são duas pioneiras que se encontram e trilham agora juntas o caminho da mobilidade limpa e isso não é só transporte. Falamos de qualidade de vida, de bem-estar das pessoas, de uma imagem que a cidade e seu povo precisam e merecem. “Assim como São José dos Campos foi pioneira com a implementação do ITA – onde se formou o nosso saudoso engenheiro Antônio Vicente, o pai do trólebus brasileiro, – também criou o Parque Tecnológico, que permitiu novos aprendizados e conhecimentos. 
Assim somos pioneiros no Brasil com mobilidade elétrica para transporte coletivo sobre pneus. Há quase 30 anos, quando começamos nossa jornada, ninguém imaginava que ônibus elétricos seriam realidade no Brasil. Tivemos fé, acreditamos, investimentos, valorizamos os nossos talentos. Hoje, tivemos mais esta conquista” – completa a diretora-comercial da Eletra”, Iêda Oliveira.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.