EM DIÁLOGO NO PAÇO, TRANSPETRO DISCUTE IMPLANTAÇÃO DE QUATRO ÁREAS DE LAZER EM SÃO BERNARDO

Debate envolve transformação de espaços de faixas de dutos da subsidiária na Vila São Pedro, Ferrazópolis, Jd. Limpão e Silvina; projeto trata de viabilidade da criação de parque linear.
Em agenda baseada no diálogo, representantes da Transpetro, subsidiária da Petrobras responsável pelo transporte e logística de combustíveis e derivados, se reuniram nesta semana com a Prefeitura de São Bernardo, sob gestão de Marcelo Lima, para a apresentação da atuação da empresa na cidade e da função das faixas de dutos. Entre os assuntos debatidos, foi iniciada discussão sobre a possível implantação de projeto que possa transformar quatro áreas comunitárias do município.
Durante o encontro, no 19º andar do prédio do Executivo, se debateu a proposta de revitalização destes espaços onde estão instaladas as faixas de dutos da Transpetro. As áreas sugeridas estão localizadas no Oleoduto (Vila São Pedro), Ferrazópolis, Jardim Limpão e Rua Padre Léo Comissari (Silvina). A proposta é que esses trechos possam receber intervenções que valorizem o espaço e promovam o convívio social, respeitando os critérios de segurança operacional das instalações.
As discussões incluem a criação de um parque linear, com áreas para recreação, atividades físicas e saúde, como playground e academias ao ar livre, além de melhorias na iluminação pública – estas ficariam a cargo da Prefeitura.
“Queremos construir o diálogo, viabilizando ações em parceria, entregando aquilo que temos de compromisso com a população de São Bernardo. Essas áreas comunitárias, em alguns casos, se tornam espaço de destarte irregular de resíduos. A ideia é que esses locais sejam revitalizados e ocupados pelos moradores de todo o entorno, a partir da entrega de uma área estruturada de lazer, que vai representar dignidade e respeito com a comunidade”, pontuou o prefeito Marcelo Lima, durante a reunião.
O encontro contou com as presenças, além do chefe do Executivo municipal, também dos secretários municipais André Marzolla (Projetos e Obras), Fernando Longo (Serviços Urbanos), Ruth Cristina Ramos (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal), Juliane Nakamura (Chefia de Gabinete) e Coronel Faro (Defesa Civil).
A Transpetro reiterou interesse em contribuir para o desenvolvimento social e ambiental das comunidades vizinhas às suas operações, destacando que qualquer proposta de urbanização será discutida em conjunto com a Prefeitura e avaliada tecnicamente com base nos critérios de segurança da malha dutoviária. Uma nova reunião entre as equipes técnicas da empresa e da Prefeitura será agendada nos próximos 30 dias para aprofundar o debate sobre os trechos mencionados.
MALHA DUTOVIÁRIA – No âmbito de São Bernardo, a Transpetro opera com uma malha dutoviária de aproximadamente 50 quilômetros de faixas de dutos. Entre os eixos estão ainda DER, Vivaldi, Jardim Hollywood, Vila Areião, Ferrazópolis, Duzzi e Riacho Grande.
#obrasurbanas #transpetro #saobernardo