EM PRESTAÇÃO DE CONTAS, SÃO BERNARDO APONTA INVESTIMENTO DE R$ 1 BILHÃO NA SAÚDE; CONSELHO APROVA BALANÇO

Diante da estrutura, município aplicou volume entre janeiro e agosto para custear serviços de atenção básica, especializada, hospitalar, urgência e emergência, entre outras atividades
O Conselho Municipal de Saúde de São Bernardo aprovou, por unanimidade, a prestação de contas da Secretaria da Saúde referente ao 2º quadrimestre de 2025. Durante reunião ordinária do grupo, realizada na terça-feira (30/09), no plenarinho da Câmara Municipal, a equipe gestora da Secretaria de Saúde apresentou os dados e todas as ações realizadas no período. Até agosto, o município já investiu mais de R$ 1,051 bilhão nos serviços de atenção básica, especializada, hospitalar, urgência e emergência, entre outros.
Separados por áreas de cuidado, os números da apresentação também detalharam a produção dos atendimentos, com dados que destacam a robustez da rede de saúde municipal. A Rede de Atenção Materno-infantil, por exemplo, registrou a marca positiva de 100% de cobertura dos nascidos com a vacina BCG.
Na Rede de Urgência e Emergência, foram realizados 94.473 atendimentos, com uma média de atendimento diário superior a 780 pacientes, e quase 15 mil atendimentos do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Um dos grandes destaques foi o aumento de 80% nas consultas médicas na rede hospitalar, graças ao expressivo incremento dos atendimentos no Hospital de Urgência, que funciona de portas abertas desde o início da atual gestão.
TRANSPARÊNCIA – “A prestação de contas ao Conselho de Saúde é um momento muito importante quando a gente pensa no funcionamento do SUS (Sistema Único de Saúde), nas ferramentas de controle social, na importância da população fazer um acompanhamento próximo do que está sendo feito na administração municipal”, ressaltou o secretário adjunto de Saúde de São Bernardo e presidente do Conselho Municipal de Saúde, Romero Lima.