EM SÃO BERNARDO, 2ª ETAPA DA OPERAÇÃO DIRETO AO PONTO DIRECIONA 59 CÂMERAS A PARADAS DE ÔNIBUS

Prefeito Marcelo Lima garantiu vigilância eletrônica nos principais horários de concentração de munícipes nos pontos de transporte público; desde o início da medida, mais de 100 celulares foram recuperados e 7 prisões efetuadas
Seguindo a premissa de garantir uma gestão eficiente na segurança pública da cidade, o prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, anunciou nesta quinta-feira (10/4), data que marca os 100 dias de governo, o início da 2ª etapa do Programa Direto ao Ponto. A medida prevê o direcionamento de 59 câmeras para o videomonitoramento das principais paradas de ônibus, nos horários de maior movimentação. Atualmente, São Bernardo conta com 429 câmeras espalhadas por toda a cidade.
“A Operação Direto ao Ponto já trouxe números expressivos no combate à criminalidade. A segunda etapa desta ação é um símbolo de avanço, em parceria com a concessionária do transporte público. Os pontos que passam a contar com esse monitoramento são locais identificados por meio da inteligência da nossa guarda e das denúncias da população. É uma ação construída em conjunto com a sociedade”, afirmou o prefeito Marcelo Lima.
O secretário de Segurança, Major Topalian, destacou o papel da tecnologia. “Segurança pública se faz com conhecimento e ação. Esse monitoramento eletrônico vai garantir mais assertividade na defesa das vítimas. Importante lembrar que, sem integração, não há combate ao crime, e, por isso, a Polícia Militar disponibilizou para as rondas, a partir das 4h, mais 30 motocicletas.”
O lançamento da nova fase da operação foi realizado no Centro Integrado de Monitoramento, no 16º andar do Paço Municipal, com a presença de vereadores, secretários municipais e guardas.
Direto ao Ponto – Desde o lançamento da medida, em 16 de janeiro, a Operação Direto ao Ponto já realizou mais de 13 mil rondas, monitorou 730 pontos e resultou em 7 prisões, 142 objetos recuperados (sendo mais de 100 celulares), 46 abordagens e 9 ocorrências registradas. A operação atua com foco na prevenção e no combate à criminalidade, especialmente nas paradas de ônibus mais movimentadas do município, como as localizadas nas avenidas do Taboão, 31 de Março, João Firmino, Castelo Branco, Água Funda, Senador Vergueiro, Rio Acima e Tiradentes.
Integração regional – O prefeito Marcelo Lima também reforçou o trabalho conjunto com os demais municípios da região por meio do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. “Essa é uma das principais pautas do consórcio neste ano. Estamos unindo forças com todas as guardas municipais para que as divisas dos municípios ganhem um reforço policial. A implantação do Programa Muralha Paulista na região será outro ponto a favor em defesa da segurança”, destacou.
#segurançapública #monitoramentoeletrônico #saobernardo