EM SÃO BERNARDO, GCM AMBIENTAL PRENDE EM FLAGRANTE MULHER POR TRÁFICO DE DROGAS NO BATISTINI
Ocorrência resultou na apreensão de 111 porções de drogas, além de frascos de lança-perfume, comprimidos de ecstasy e anotações relacionadas ao tráfico
A Guarda Ambiental, especializada da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo, prendeu em flagrante uma mulher por tráfico de drogas na manhã desta sexta-feira (26/6), em uma área de mata localizada a cerca de 300 metros da EMEB Octávio Edgard de Oliveira, na região do Batistini. Na ação, foram apreendidas 117 unidades de entorpecentes.
Durante patrulhamento nas proximidades da unidade escolar, a equipe avistou uma mulher carregando uma mochila. Ao perceber a aproximação da viatura, ela demonstrou nervosismo, entrou rapidamente em direção à área de mata e tentou deixar o local a pé, chegando a abandonar os próprios chinelos durante a tentativa de fuga. Após abordagem, os agentes localizaram em posse da mulher uma sacola contendo 68 porções de maconha, 43 porções de cocaína, quatro frascos de lança-perfume, dois comprimidos de ecstasy e uma folha com anotações manuscritas compatíveis com a contabilidade do tráfico de drogas.
Segundo os agentes, a mesma informou que havia assumido recentemente o ponto de venda de entorpecentes, razão pela qual não portava dinheiro em espécie no momento da abordagem. A mulher foi detida e conduzida ao 8º DP (Distrito Policial), onde a ocorrência foi apresentada à autoridade policial para as providências cabíveis. O delegado de plantão ratificou a prisão em flagrante por tráfico de drogas.
O GCM 1º Classe Laurentino, ações como essa demonstram a importância da atuação do patrulhamento preventivo em áreas próximas a unidades de ensino.
“Durante o patrulhamento, percebemos uma atitude que chamou nossa atenção e decidimos fazer a abordagem. O entorno das escolas exige atenção permanente das equipes. Nosso objetivo é manter esses espaços mais seguros para alunos, famílias e toda a comunidade. Nesta ocorrência, essa observação foi fundamental para identificar a suspeita e impedir que esses entorpecentes permanecessem em circulação.”
Segundo o subinspetor Denílson Amador, a atuação reforça o papel da Guarda Ambiental na segurança do município. “Embora seja uma equipe especializada na proteção ambiental, os agentes exercem o policiamento preventivo como toda a Guarda Civil Municipal. Durante o patrulhamento, permanecem atentos a qualquer situação de ilegalidade, atuando sempre que identificam crimes em andamento ou flagrantes”, destacou.
DENÚNCIAS – A população também pode colaborar com o trabalho da GCM denunciando situações suspeitas, tráfico de drogas e outras ocorrências por meio da Central 153, que funciona 24 horas por dia para o acionamento das equipes.



