Ação registrou 350 atendimentos no fim de semana, incluindo flagrante de furto de cabos de energia na Vila Mariza, além de prisões por tráfico e descumprimento de medida protetiva

Com foco em combater a perturbação do sossego e garantir tranquilidade aos moradores, a Operação Dorme Bem, realizada pela GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo, com apoio da especializada Romu (Ronda Ostensiva Municipal), resultou em 350 atendimentos e na prisão de quatro pessoas por diferentes crimes na cidade. Deflagrada entre a noite de sexta-feira (26/09) e a madrugada desta segunda-feira (29/09), a iniciativa intensificou as rondas noturnas e ampliou a presença em pontos estratégicos.

Entre os quatro presos durante a operação, dois deles foram flagrados furtando aproximadamente 20 metros de cabos de energia na Praça Indu Rovai, na Vila Mariza, região do Rudge Ramos, por volta das 23h de domingo. A ocorrência teve início após moradores acionarem o Centro de Comunicação Operacional (CCO), denunciando que dois indivíduos cortavam os fios da caixa de energia da praça com um alicate. De imediato, equipes da GCM foram deslocadas e cercaram o local com duas viaturas. Um dos suspeitos, ao avistar a chegada da viatura, tentou fugir, mas acabou detido nas imediações. O outro foi surpreendido ainda dentro da praça e admitiu o furto.

A caixa de energia estava violada e sem nenhuma fiação, deixando toda a praça sem iluminação. A tela de proteção havia sido cortada, e o alicate utilizado no crime foi encontrado junto à fiação dentro do espaço. Ambos foram encaminhados ao 2º DP, onde permaneceram à disposição da Justiça. Além deste caso, outro homem foi preso por tráfico de entorpecentes e o quarto indivíduo, detido, por descumprimento de medida protetiva em situação de violência doméstica.

“Essas prisões mostram que não estamos apenas circulando pelas ruas, mas cuidando de cada morador. Nosso trabalho é estar presente quando a população mais precisa, seja para impedir um crime ou para devolver tranquilidade às famílias de São Bernardo”, afirmou o comandante da GCM de São Bernardo, Eduardo dos Santos.

BALANÇO – Além das prisões, a operação registrou 119 ocorrências relacionadas à perturbação do sossego. As equipes reforçaram a fiscalização em áreas residenciais e comerciais, atendendo denúncias de som alto, aglomerações e desordens em vias públicas. O levantamento apontou, ainda, registros de agressões, ameaças e casos de direção perigosa. O patrulhamento também foi decisivo no apoio a 16 mulheres em situação de violência doméstica e no resgate de cinco animais vítimas de maus-tratos.

Para o subcomandante da GCM, Fábio Sampaio, a missão da Guarda vai além dos números: “Cada ocorrência atendida reflete o nosso papel de estar perto da população. Seja no combate à violência doméstica, no enfrentamento ao crime ou no apoio social, cada ação da Guarda representa uma chance de devolver tranquilidade, dignidade e confiança aos moradores de São Bernardo”, ressaltou.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.