EM TRÊS ANOS, QUASE 150 ANIMAIS SÃO RESGATADOS NAS LINHAS 8-DIAMANTE E 9-ESMERALDA DE TRENS

Em três anos, quase 150 animais já foram resgatados por profissionais da ViaMobilidade nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, 29 deles somente neste ano. Em fevereiro, por exemplo, 13 patos e um sagui foram resgatados na Linha 9-Esmeralda. Em todos os casos, as equipes de meio ambiente foram acionadas e os animais retornaram ao seu habitat natural.
A fim de preservar a saúde e o bem-estar dos animais, a equipe de meio ambiente das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda tem trabalhado com autoridades ambientais de forma conjunta para garantir que essas espécies sejam realocadas de maneira adequada e segura após serem encontradas nas ferrovias, pátios e estações. O processo envolve uma série de medidas que visam minimizar o impacto no ecossistema local, proteger a fauna e, ao mesmo tempo, garantir a segurança operacional do transporte público.
Os animais encontrados são resgatados por agentes de atendimento e segurança (AASs) ou equipes de manutenção e meio ambiente, que foram treinados e são especializados em manejo de fauna. O procedimento inclui a avaliação do estado de saúde do animal, que pode ser encaminhado para centros de reabilitação ou, quando necessário, para zoos ou ONGs que ofereçam condições adequadas de cuidado e recuperação.
RESGATE E DESTINAÇÃO
Quando um animal é identificado nas proximidades das linhas férreas, o processo de resgate é iniciado de maneira coordenada entre a concessionária, órgãos ambientais e ONGs especializadas. Se for necessário, a operação é momentaneamente suspensa, com o objetivo de garantir a segurança do animal e das pessoas envolvidas.
Na Estação Sagrado Coração, da Linha 8-Diamante, por exemplo, há uma família de saguis, uma espécie de macaco de pequeno porte, que habita em um fragmento florestal próximo à estação. Para informar aos clientes sobre a importância de não alimentar e interagir com os animais, a ViaMobilidade realiza ações educativas e de conscientização.
Os animais que apresentem risco de vida ou estejam em perigo imediato de colidir com os trens são priorizados para resgate. Após o socorro, eles são encaminhados para tratamento veterinário, onde recebem a atenção necessária, incluindo alimentação, cuidados médicos e, caso necessário, reabilitação. Quando o animal está em condições adequadas de ser reintegrado ao seu habitat, a devolução à natureza é realizada em áreas apropriadas, longe das linhas ferroviárias.
PREVENÇÃO E PARCERIAS
Além das ações de resgate, as concessionárias também implementam medidas preventivas para minimizar os riscos de acidentes envolvendo animais. Entre as ações destacam-se:
- Instalação de cercas e barreiras de proteção ao longo de trechos críticos, dificultando o acesso dos animais às vias férreas e estações;
- Monitoramento constante da fauna nas proximidades das ferrovias e estações, com uso de câmeras e sensores para detectar a presença de animais e agir de forma preventiva;
- Parcerias com ONGs e especialistas em preservação animal para a realização de campanhas de conscientização, resgates e projetos de proteção da fauna local.
“Embora as ferrovias representem um desafio constante em termos de segurança e convivência com a fauna, a integração entre a tecnologia, o manejo adequado e a educação ambiental são fundamentais para promover uma convivência mais harmônica entre os sistemas de transporte e os animais silvestres. Nosso time de meio ambiente é preparado para atender as demandas e retirar esses animais com segurança, fazendo o máximo para não impactar a operação”, explica Andre Costa, diretor da ViaMobilidade – Linhas 8 e 9.
VIAMOBILIDADE – LINHAS 8 E 9
A ViaMobilidade – Linhas 8 e 9 é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo. A Linha 8-Diamante é composta por 22 estações, ligando Júlio Prestes a Amador Bueno, com integração nas linhas 3-Vermelha e 7-Rubi. Já a Linha 9-Esmeralda, que conecta Varginha a Osasco, possui 21 estações e faz integração com as linhas 4-Amarela, 5-Lilás e 8-Diamante. Futuramente, fará ligação também com a Linha 17-Ouro de monotrilho.
#faunaferroviária #resgateanimal #ViaMobilidade #linhas8e9 #meioambiente #conscientização
Foto capa: Saguis na Estação Sagrado Coração – Linha 8
Foto: Patos encontrados na Linha 9-Esmeralda