EMISSÃO DA ZERÉSIMA NO TRE-SP COMPROVA QUE NÃO HÁ VOTOS NO SISTEMA DE TOTALIZAÇÃO ANTES DO 2º TURNO
Para comprovar que não há nenhum voto computado nos sistemas da Justiça Eleitoral para o 2º turno, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) realizou neste sábado (24) a cerimônia de emissão do relatório da zerésima do Sistema de Gerenciamento da Totalização (Sistot). O presidente do Tribunal, desembargador Encinas Manfré, conduziu a cerimônia pública, que aconteceu na Sala de Imprensa instalada na sede do TRE-SP, na capital. O evento foi acompanhado por autoridades, veículos de comunicação e representantes das Missões de Observação Eleitoral (MOEs).
O presidente apresentou o relatório e agradeceu a atuação da imprensa, que cobriu o evento. ”Mais uma vez, quero agradecer a presença e atuação dos senhores. Como constataram, está evidente a zerésima, que é do conhecimento de todos.” Também participaram da cerimônia o presidente da Comissão de Auditoria do Voto Eletrônico do Tribunal, desembargador Francisco Shintate, e o diretor-geral do TRE-SP, André Pavim.
Relatório zerésima do Sistot
Conforme a Resolução TSE nº 23.751/2026, a partir das 12h na véspera de cada turno, funcionalidades relativas ao gerenciamento da totalização dos resultados ficam disponíveis no Sistot. O sistema é responsável por receber e processar os Boletins de Urna (BUs) e gerenciar a totalização dos resultados das eleições. A emissão do relatório de zerésima é um dos procedimentos ligados à liberação dessas funcionalidades.
O relatório é expedido separadamente em cada nível de abrangência das eleições. Após a conclusão dos procedimentos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os Tribunais Regionais Eleitorais emitem relatórios relacionados às eleições. As zonas eleitorais também realizarão o procedimento, após as cerimônias dos TREs.
Zerésima das urnas
No domingo (25) de 2º turno, seções eleitorais de todo o estado emitirão suas próprias zerésimas. O relatório é impresso por cada urna eletrônica antes do início da votação, para demonstrar que o equipamento não possui nenhum voto computado. O presidente da mesa receptora de votos e os fiscais que desejarem assinarão o documento, que será afixado em local visível da seção. Se já houver fila na seção, no momento da emissão da zerésima, as duas primeiras pessoas serão convidadas a acompanhar os procedimentos.
A emissão das zerésimas das urnas eletrônicas é um dos vários mecanismos de auditoria da Justiça Eleitoral que assegura a segurança e transparência da eleição. Neste sábado, também foram selecionadas as urnas que irão passar pelos Testes de Integridade e de Autenticidade no domingo (25).

