Ação realizada anualmente, em parceria com o Projeto Ecoviver, movimentou estudantes de 20 escolas do município; 48 professores estiveram à frente das atividades

Diversidade foi o tema tratado por 1.350 estudantes e 48 professores de 20 escolas da rede municipal de São Bernardo ao longo deste ano, dentro de parceria com o Projeto Ecoviver, iniciativa cultural e educativa do Grupo EcoRodovias, que também ocorre em outras 38 cidades do Brasil onde a companhia atua. O encerramento do programa no município foi realizado nesta sexta-feira (17/10) no Cenforpe (Centro de Formação dos Profissionais da Educação), com alunos e educadores divididos em turmas pela manhã e à tarde. 

Iniciativa que promove ações voltadas à proteção à vida, segurança viária, sustentabilidade e cidadania no entorno das comunidades escolares, o Ecoviver se dá em parceria com a Prefeitura. A coordenadora pedagógica e profissional à frente da área de Programas e Projetos da Secretaria de Educação, Isamara Silva Muniz, lembra que atuou duas vezes neste projeto, quando professora, e explica que os professores interessados se inscrevem para participar e ao longo do ano fazem cursos de preparação na temática escolhida para levar às salas de aula.

Segundo Isamara, os temas escolhidos são aqueles elencados no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), conjunto de 17 metas globais criadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 para orientar ações em todo o mundo até 2030. Assim, considera que a escolha da temática deste ano, diversidade, está em linha com assunto que tem sido tratado cada vez com mais frequência. Destacou também que todos os alunos se envolveram no projeto, que inclui o desenvolvimento de trabalhos relacionados ao tema escolhido para o ano, como teatro e paródias, entre outras.

PROJETO FUNDAMENTAL – “O projeto é fundamental para nossas crianças. A gente precisa discutir esses temas, que são sensíveis. Na questão da sustentabilidade, por exemplo, elas já têm como projeto essa vivência de cuidar, de olhar com outros olhos. Não cabe mais a essas crianças, o que nós na nossa infância fazíamos e achávamos comum, jogar um papel de bala na rua. Então, as crianças já vêm com esse pensamento do que é feito na sala de aula. Mas projetos como esse reforçam. E nós estamos falando também de diversidade, que é sentida todos os dias, porque somos diferentes. Então, é muito importante podermos tratar disso”, comentou Isamara.

Professora na EMEB Vereador José Avilez, na região do bairro Demarchi, Ângela Morassi está na rede municipal há cerca de 15 anos, mas é a primeira vez que participa do Ecoviver. Ela se mostrou entusiasmada com a proposta e o resultado no dia a dia das crianças, e desde agora levou à coordenação seu desejo de integrar o Ecoviver no ano que vem. Também fala sobre a importância para o crescimento dos alunos em sala de aula, sobretudo nas questões de relacionamento. “Percebi que houve um avanço muito grande deles, porque a gente está falando da relação com o próximo, de uns com os outros. Isso melhora o fluxo da sala, porque essa turma do quarto ano, no início do ano, era muito agitada. Então, eles estão numa fase difícil, na pré-adolescência. Falamos sobre bullying, sobre o cuidado com o outro, sobre os ODSs. É um trabalho muito interessante, e me apaixonei pelo projeto, que me ajudou muito porque é a primeira vez que trabalho com uma turma do quarto ano”, disse.

“É muito bom poder trabalhar em uma cidade tão parceira como São Bernardo, maravilhoso mesmo, fico muito feliz. Quero agradecer os professores, porque é muito importante ter professores que mudam a vida das pessoas. E escuto cada história, e ouvi aqui uma de uma professora maravilhosa, que a sala toda era maravilhosa, contaminada pela energia dela. Então, espero que vocês possam contaminar essas pessoinhas lindas que vocês têm aí e transformá-las em pessoas melhores, e que a gente tenha um mundo maravilhoso”, disse Luciana de Bernardo, coordenadora geral do Projeto Ecoviver.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.