ENTREGA DO PISCINÃO JABOTICABAL NA TRÍPLICE DIVISA É CONFIRMADA PARA DEZEMBRO E VAI BENEFICIAR 1,5 MILHÃO DE PESSOAS

Em agenda ao lado do prefeito Marcelo Lima, a secretária estadual Natália Resende destaca que as obras estão 70% concluídas; equipamento conta com investimento total de R$ 533 milhões.
O prefeito de São Bernardo e presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Marcelo Lima, realizou nesta sexta-feira (7/3) uma vistoria nas obras de construção do Piscinão Jaboticabal, localizado na tríplice divisa entre São Paulo, São Bernardo e São Caetano. A inspeção contou com a presença da secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, que confirmou a entrega da obra para dezembro de 2025.
O piscinão terá capacidade de armazenamento de 900 mil metros cúbicos de água da chuva, equivalente a 360 piscinas olímpicas. As obras já estão 70% concluídas e são consideradas uma das mais importantes ações de combate às enchentes na região.
“Essa é uma obra histórica para o Grande ABC. As intervenções estão bem avançadas e devemos concluir até dezembro deste ano”, afirmou Natália Resende.
A vistoria ao piscinão, que será o maior reservatório da América Latina, reuniu autoridades da região, como os prefeitos Gilvan Júnior (Santo André), Tite Campanella (São Caetano) e Taka Yamauchi (Diadema), além de deputados e do prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes. Na ocasião, Nunes reforçou a entrada de São Paulo no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, que será formalizada em assembleia no dia 14 de março.
“Esta é uma obra emblemática, que vai impactar diretamente a vida de quem mora em São Bernardo, São Caetano, Santo André e São Paulo. O reservatório está sendo preparado para eliminar os transtornos causados pelas enchentes e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, destacou o prefeito Marcelo Lima.
OBRA DE IMPACTO
Com investimento total de R$ 533 milhões, incluindo as desapropriações, o Piscinão Jaboticabal ocupará uma área de 154 mil metros quadrados. A obra está sendo realizada nas proximidades da Rodovia Anchieta, na região da Vila Liviero, em São Paulo, e abrange o córrego Jaboticabal, entre os ribeirões dos Meninos e dos Couros, que cortam os bairros Rudge Ramos, em São Bernardo, e Jardim São Caetano, em São Caetano do Sul.
O reservatório beneficiará diretamente 1,5 milhão de pessoas, reduzindo os impactos das chuvas e enchentes que historicamente atingem a região. A inspeção contou com engenheiros da SP Águas, agência reguladora do governo estadual que substituiu o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) na supervisão do projeto.
#infraestrutura #obras #saobernardo