EQUIPES PAULISTAS DESEMBARCAM NA VENEZUELA E AVANÇAM NAS AÇÕES DE RESPOSTA AO TERREMOTO
As equipes do Governo do Estado de São Paulo que integram a missão brasileira de ajuda humanitária na Venezuela participaram, nesta sábado (27/06), das primeiras reuniões de coordenação operacional que organizam as frentes de atuação internacional no país. Os encontros, realizados diariamente pela coordenação internacional da operação, têm como objetivo principal definir os setores prioritários de atuação, compartilhar informações geoespaciais atualizadas sobre o cenário de desastre e alinhar minuciosamente as estratégias empregadas pelas equipes de busca e salvamento.
O contingente paulista pioneiro, formado por especialistas de ponta do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil do Estado, já estabeleceu com sucesso sua base operacional na área designada pelo comitê internacional. Os profissionais seguem rigorosamente os protocolos humanitários globais utilizados em grandes catástrofes, atuando de forma plenamente integrada com corporações de outros países no resgate de vítimas, na avaliação estrutural de áreas severamente afetadas e no suporte emergencial à população atingida pelo forte sismo.
A expressiva participação de São Paulo na força-tarefa reforça a sólida experiência acumulada pelo Estado em operações de proteção e defesa civil de alta complexidade. Além do efetivo altamente treinado em campo, a delegação paulista contribui substancialmente com expertise em coordenação de crises, gestão de emergências, análise estatística de dados e suporte tecnológico avançado. Estas capacidades são consideradas essenciais pelas autoridades internacionais para subsidiar a tomada de decisões rápidas e ampliar a eficiência das ações voltadas à preservação de vidas humanas.
Reforço operacional e tecnológico
Visando expandir o raio de ação e dar suporte contínuo à tragédia, o Governo do Estado de São Paulo envia, neste domingo (28), uma nova delegação oficial para robustecer a missão humanitária.



