ESCOLA DE FORMAÇÃO DE EDUCAÇÃO É INAUGURADA EM SÃO BERNARDO COM NOME DE PROFESSORA FALECIDA EM 2022

O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, inaugurou na noite desta quarta-feira (11/6) a Escola de Formação dos Profissionais da Educação Marta Teixeira, que inicialmente atenderá 4.708 professores da rede municipal, desde a creche (inclusive conveniadas) até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa da Secretaria de Educação do município significa a volta à proposta original do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe) – entregue em 2004.

A Secretaria de Educação decidiu que a escolha do nome que batizaria a Escola de Formação deveria envolver profissionais das 177 unidades da rede municipal, mas a indicação seria de livre escolha. O resultado, das 100 escolas que responderam ao chamado, não apontou nenhum personagem conhecido nacional ou mundialmente, e sim alguém que fez parte do cotidiano dos profissionais da Educação do município ao longo de anos: Marta Silva Nascimento Teixeira.

A escolha do nome emocionou os educadores que ficaram em pé para aplaudir e gritar o nome da homenageada.

Nascida em 8 de março de 1977 na cidade de Santo André, ainda pequena migrou para Salvador, na Bahia, onde passou sua infância e adolescência, e ali, ainda criança descobriu a profissão que queria seguir: professora. Em Salvador, formou-se no Magistério. Em meados de 1994, retornou com a família para São Paulo, e assim pôde ter seu primeiro contato com a sala de aula. Foi professora do Estado, em Mauá, Santo André e São Bernardo, cidade que em 2012 ingressou na gestão escolar da rede municipal como Coordenadora Pedagógica.

É graduada em Pedagogia pela Fundação Santo André e pós-graduada nas áreas de Supervisão Escolar e Psicomotricidade. Iniciou o mestrado em gestão e práticas educacionais em 2021, mas não terminou: faleceu em 19 de setembro de 2022, vítima de câncer.

Esteve envolvida em diferentes projetos e programas educacionais oferecidos pela rede municipal de São Bernardo atuando como formadora. Marta foi casada com Paulo, com quem teve dois filhos: João Vitor e Guilherme.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.