ESCOLA LIVRE DE CINEMA E VÍDEO ABRE INSCRIÇÕES PARA OFICINAS GRATUITAS

Formações são realizadas no equipamento A Casa
A Escola Livre de Cinema e Vídeo (ELCV) de Santo André está com inscrições abertas para as oficinas do segundo semestre. As formações são gratuitas e acontecem no equipamento A Casa (Centro Artístico de Santo André), no bairro Campestre. As inscrições, que podem ser feitas até se esgotarem as vagas, devem ser realizadas por meio do site da ELCV (https://elcv.art.br)
“Como financiar o seu projeto audiovisual” é o tema da primeira oficina do período, que acontece no dia 28 de agosto (quinta-feira). Única com duração de 4 horas, sendo finalizada em um só dia, a oficina abordará as diferentes opções de financiamentos públicos e privados atuais, com o objetivo de desmistificar os editais públicos e traçar rotas para que os participantes possam produzir o seu projeto audiovisual.
A atividade, fruto de parceria entre a ELCV e o Museu da Imagem do Som (MIS), por meio do programa de difusão cultural Pontos MIS, será ministrada das 18h às 22h por Giuliana Monteiro, produtora, roteirista e diretora de projetos audiovisuais.
Também em agosto acontece a oficina “Formatação de projetos de filmes e séries de TV”. Com encontros entre os dias 25 e 28, das 19h30 às 21h, a formação tem como objetivo dar informações aos fazedores de cultura sobre qual a melhor forma de estruturar projetos autorais no mercado audiovisual.
Serão abordados temas como possíveis caminhos até a produção, pitching (técnica de exposição clara, rápida e convincente de um projeto a ser vendido) e rodadas de negócio, acessibilidade, diversidade e relevância social, além de orçamento, cronograma e equipe.
A oficina será ministrada pela roteirista e sócia da Ficciona Produções Marcela Macedo, pela roteirista e vencedora do Cabíria Festival 2020 e 2022 (que premia conteúdos criados por mulheres), Erika Ferreira, e pelo autor-roteirista, escritor e sócio da Lobo Criativo, produtora dedicada à criação de roteiros e formatos para TV, Cinema e Novas Mídias, Mário Oshiro. Esta é uma formação artístico-cultural contemplada no edital Nº 01.08.2024 da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento Cultura, via Santo André.
Entre os dias 8 de setembro e 3 de novembro, acontece a oficina “Stop Motion Baixa Renda”. Os encontros serão às segundas-feiras, das 15h30 às 18h. Durante esse período, a cineasta e arte-educadora Larissa Cunha (Pitocs) vai mergulhar no universo do stop motion – técnica de animação que consiste em criar a ilusão de movimento a partir de uma série de fotografias –, usando materiais cotidianos e de reaproveitamento. A ideia é criar com os materiais que estão ao alcance ou explorar o ambiente ao redor reconhecendo e coletando personagens para os filmes.
O uso do software de criação 3D de uso gratuito, o Blender, é o tema de outra oficina que começa em 8 de agosto. A oficina Blender para cinema com Ian Veiga também terá aulas às segundas-feiras até 3 de novembro, mas das 19h30 às 21h30.
A oficina é voltada para produção cinematográfica com foco em integração de atores filmados em fundo verde com cenários 3D. Em oito aulas, os alunos aprenderão modelagem, texturização, iluminação, composição, câmera e renderização profissional, unindo teoria e prática para criar cenas realistas. Ian Veiga é formado em Design na KHB (Kunsthochschule Berlin-Weissensee), universidade de artes e design em Berlim, e no IAV (Instituto de Áudio e Vídeo) de São Paulo.
A oficina de produção de curtas-metragens com André Sanches promoverá uma imersão no universo da produção cinematográfica. A partir de aulas com ênfase na prática, os alunos produzirão um filme de curta-metragem, aprendendo como funciona cada área de um filme, como roteiro, direção, fotografia, som e edição. O curso, que acontecerá de 9 de setembro a 4 de novembro, será ministrado às terças-feiras, das 19h às 22h.
André Sanches é formado em Cinema pela Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André, tem experiência como operador de câmera e iluminação, além de montagem e edição no software Adobe Premiere.
No dia 10 de setembro começa a oficina “Criação de cartazes para cinema”. Até 29 de outubro, sempre às quartas-feiras, das 19h30 às 21h30, os participantes terão uma introdução aos elementos visuais que compõem o cartaz cinematográfico, com foco no contexto brasileiro.
Serão abordados temas como história do cartaz, influência de movimentos artísticos, composição visual, acessibilidade e processos criativos, com atividades teóricas e práticas de análise e criação. O oficineiro é Diet Munhoz, multiartista, cineasta e designer.
Também no dia 10 de setembro terá início o Núcleo de Pesquisa para roteiros de longas e série, oficina pensada para pessoas com experiência com escrita de roteiro para cinema. Nesta oficina, ministrada pelo roteirista Cassio Koshikumo, os participantes terão uma imersão nos principais modos e possibilidades de escrita para roteiro de longas e séries. Os encontros vão até 26 de novembro, sempre às quartas-feiras, das 19h30 às 21h30.
No dia 11 de setembro terá início a oficina online “Nacional o C…, Nosso Cinema é Brasileiro”, que será ministrada pelo professor da ELCV e da Universidade São Judas, Celso Sabadin. Em encontros realizados por meio da plataforma Zoom, o curso fará uma abordagem completa e panorâmica sobre a história do cinema brasileiro, abrangendo desde os primórdios até o fenômeno “Ainda Estou Aqui”.
Nesta oficina, que acontece até 27 de novembro, das 15h às 17h, serão abordadas as origens audiovisuais do Brasil, a nacionalização de Getúlio Vargas, os grandes estúdios (Cinédia, Atlântida, Vera Cruz, entre outros), as revoluções estéticas dos cinemas Novo e Marginal, a Embrafilme, Boca do Lixo, crises, retomadas, renascimentos, políticas públicas, contemporaneidade, etc.
Serviço
Oficinas da Escola Livre de Cinema e Vídeo
Local: A Casa
Endereço: Avenida Industrial, 1.740 – Bairro Campestre
Gratuito – Inscrições: https://elcv.art.br
Oficina “Como financiar o seu projeto audiovisual”
Data: 28 de agosto, das 18h às 22h
A oficina abordará as diferentes opções de financiamento públicos e privados atuais, com o objetivo de desmistificar os editais públicos e traçar rotas para que os participantes possam produzir o seu projeto audiovisual.
Oficineira: Giuliana Monteiro, produtora, roteirista e diretora de projetos audiovisuais.
Oficina “Projetos de filmes e séries de TV”
Data: 25 a 28 de agosto, das 19h30 às 21h
Abordará sobre qual a melhor forma de estruturar projetos autorais no mercado audiovisual. Serão abordados tema como possíveis caminhos até a produção, pitching (técnica de exposição clara, rápida e convincente de um projeto a ser vendido) e rodadas de negócio, acessibilidade, diversidade e relevância social, além de orçamento, cronograma e equipe.
Oficineiros: A oficina será ministrada pela roteirista e sócia da Ficciona Produções Marcela Macedo, pela roteirista e vencedora do Cabíria Festival 2020 e 2022 (que premia conteúdos criados por mulheres), Erika Ferreira, e pelo autor-roteirista, escritor e sócio da Lobo Criativo, produtora dedicada à criação de roteiros e formatos para TV, Cinema e Novas Mídias, Mário Oshiro.
Oficina “Stop Motion Baixa Renda”
Data: de 8 de setembro a 3 de novembro (às segundas-feiras), das 15h30 às 18h.
A proposta é mergulhar no universo do stop motion, usando materiais cotidianos e de reaproveitamento.
Oficineira: Larissa Cunha (Pitocs) é cineasta e arte educadora, trabalha com edição de vídeos e fotografia especialmente para clipes e filmes musicais.
Oficina “Blender para Cinema”
Data: de 8 de setembro a 3 de novembro (às segundas-feiras), das 19h30 às 21h30.
Curso de Blender voltado para produção cinematográfica com foco em integração de atores filmados em fundo verde com cenários 3D.
Oficineiro: Ian Veiga é formado em Design na KHB (Berlim), também formado no IAV (SP), no momento cursa o último semestre da ELCV (Santo André). Tem experiência em produções audiovisuais multidisciplinares e imersivas. Une visão estética e técnica em projetos de vídeo, som e animação.
Oficina “Produção de Curtas-metragens”
Data: de 9 de setembro a 4 de novembro (às terças-feiras), das 19h às 22h.
Nesta oficina, os participantes terão uma imersão no universo da produção cinematográfica. A partir de aulas com ênfase na prática, os alunos produzirão um filme de curta-metragem, aprendendo como funciona cada área de um filme, como o roteiro, direção, fotografia, som e edição.
Oficineiro: André Sanches é formado em Cinema pela Escola Livre de Santo André, tem experiência como operador de câmera e iluminação, montagem e edição no software Premiere
Oficina “Criação de Cartazes para Cinema”
Data: de 10 de setembro a 29 de outubro (às quartas-feiras), das 19h30 às 21h30.
Nesta oficina, os participantes terão uma introdução aos elementos visuais que compõem o cartaz cinematográfico, com foco no contexto brasileiro. Serão abordados temas como história do cartaz, influência de movimentos artísticos, composição visual, acessibilidade e processos criativos, com atividades teóricas e práticas de análise e criação.
Oficineiro: Diet Munhoz é multiartista, cineasta e designer de Santo André, com atuação voltada ao cinema documental, à comunicação visual e à cultura urbana
Núcleo de Pesquisa para Roteiro de Longas e Séries
Data: de 11 de setembro a 27 de novembro (às quartas-feiras), das 19h30 às 21h30.
Nesta oficina, os participantes terão uma imersão nos principais modos e possibilidades de escrita para roteiro de longas e séries. Para esta oficina é necessário ter experiência com escrita de roteiro para cinema.
Oficineiro: Cassio Koshimuro é roteirista profissional desde 2007, já trabalhou em séries para canais e plataformas como Netflix, HBO, Globo, Amazon Prime, Cartoon Network, Nickelodeon, Gloob e outros.
Oficina Online “Nacional o C…, Nosso Cinema é Brasileiro!”, com Celso Sabadin
Data: de 11 de setembro a 27 de novembro (às quintas-feiras), das 15h às 17h.
Curso on-line através da plataforma Zoom. O curso faz uma abordagem completa e panorâmica sobre a história do Cinema Brasileiro, abrangendo desde os primórdios até o fenômeno “Ainda Estou Aqui”.
Oficineiro: Celso Sabadin é mestre em comunicações, professor de cinema na Universidade São Judas e na ELCV – Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André. Roteirista, jornalista e escritor, é autor dos livros “Vocês Ainda Não Ouviram Nada – A Barulhenta História do Cinema Mudo”, “História do Cinema Para Quem Tem Pressa”, e “Neo, New, Nouvelle – Três Cinemas Novos do Pós-Segunda Guerra”, entre outros.