ESCOLAS E COMPANHIAS DE SÃO PAULO BRILHAM E CONQUISTAM PREMIAÇÕES NO 42° FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE

As escolas e companhias de dança do Estado de São Paulo se destacaram mais uma vez no Festival de Dança de Joinville, o maior festival do gênero no mundo. Na edição de 2025, os grupos paulistas somaram prêmios expressivos em diferentes categorias e gêneros da Mostra Competitiva, Festival Meia Ponta e Festival 40+.

Entre os destaques, a Lapidari Companhia de Dança, de Praia Grande (SP), conquistou o 1º lugar em três coreografias, além de outros seis segundos lugares e cinco terceiros lugares, somando o maior número de pódios da Mostra Competitiva, competição que reúne os melhores bailarinos e coreógrafos do país.

O tradicional Raça Centro de Artes, de São Paulo, garantiu o 1º lugar em cinco coreografias, além de um terceiro lugar, totalizando 54 pontos, o que colocou o grupo entre os três mais premiados do Festival de Joinville. O bailarino Vinicius Gonzaga, que recebeu o primeiro lugar na categoria solo sênior em danças urbanas por “Corpo Sinfônico”, do coreógrafo Eliseu Correa, foi eleito o Melhor Bailarino desta edição, e recebeu medalha de ouro e premiação de R$ 15 mil. 

Também marcaram presença o Balé Jovem de São Vicente, com destaque para cinco terceiros lugares e um primeiro lugar; o Grupo Corpo Livre, de Valinhos, com três terceiros lugares, um primeiro e dois segundos; e o Ballet Ana Araújo, que conquistou dois primeiros lugares e um segundo.

O Estado de São Paulo foi representado por 147 grupos nas quatro competições do Festival – o Festival da Sapatilha, o Festival Meia Ponta, o Festival +40 e a Mostra Competitiva. Um total de 352 coreografias serão apresentadas por representantes do Estado, considerando também os palcos abertos.

Noite dos campeões celebra excelência 

Os campeões foram celebrados em duas noites de apresentações, divididas entre júnior (bailarinos de 13 a 16 anos) e sênior (bailarinos acima de 16 anos), finalizando assim a 42ª edição do festival. Centenas de companhias de dança de todo o país estiveram em Joinville: foram 13 dias de dedicação intensa de corpo e mente em competições, aulas e programação didática.

Entre bailarinos, profissionais da dança e público espectador, a organização estima que mais de 350 mil pessoas passaram pelos 13 dias de evento. Para a 42ª edição, o festival apresentou uma série de novidades: a mostra competitiva de Teatro Musical, a inauguração do Museu da Dança, e Masterclasses em formato de audição que deram aos bailarinos a oportunidade de aprender e mostrar seus talentos para professores de escolas renomadas ao redor do mundo. 

Na tradicional Dance Parade, uma nova ala surpreendeu o público: representantes da Oktoberfest participaram do desfile, trazendo para Joinville a alegria da festa de Blumenau. A dança não se furtou a quem tem duas pernas: o Dog Dance Day colocou os peludos da cidade para dançar com seus humanos e passear pelo Centreventos em seus melhores figurinos.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/festivaldedanca/albums/ 

SERVIÇO

O QUÊ: 42º Festival de Dança de Joinville
QUANDO: 21 de julho a 2 de agosto de 2025
ONDE: Complexo Centreventos Cau Hansen, localizado na avenida José Vieira, 315, América, Joinville; e palcos espalhados por Joinville e região
PATROCÍNIO: ArcelorMittal, O Boticário, Grupo Koch e Fundação Catarinense de Cultura e Governo de Santa Catarina
APOIO: Bosch, Fruki, Global, Grupo Barigui e Havan
PROMOÇÃO: Prefeitura Municipal de Joinville – Secretaria de Cultura e Turismo
REALIZAÇÃO: Instituto Festival de Dança de Joinville e Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.